Lousada

Lousada volta a ser "Sagaz" esta quinta-feira

José Rocha

06-05-2021

Saiba mais pormenores.

Foto: Município de Lousada

Está agendada para esta quinta-feira, dia 6 de abril, uma nova edição do programa "Sagaz", projeto da Câmara Municipal de Lousada que conta com a colaboração da empresa Alento. O primeiro encontro realiza-se por videoconferência e abrange alunos que frequentam o 11.º ano que mostraram interesse em participar.

A nona edição do "Sagaz" continuará a ter como tema “Chamamos os mestres e os aprendizes para que o legado seja perpetuado”. O objetivo, de acordo com o município lousadense, continua a ser "permitir que vários jovens tenham a possibilidade de ter um mentor, cuja função passa por acompanhar o percurso académico até à entrada no mercado de trabalho".

Na iniciativa, o mestre assume o papel de conselheiro do seu aprendiz, orientando-o no seu percurso formativo, lúdico, cultural, académico, social e profissional, tendo em consideração as necessidades do mercado e a aproximação dos jovens às empresas. Este "Sagaz" atua na área do mentoring e da gestão de carreira e o município pretende que os jovens, no fim do seu curso, "estejam mais preparados para desempenhar as funções para as quais estudaram, contando com a ajuda dos mentores no processo de decisão sobre, por exemplo, o curso que deve frequentar, em que universidade, qual a formação complementar em que deve apostar, entre outros".

Os alunos participantes vão ter a oportunidade de assistir a uma palestra de gestão de carreira, seguida de palestras alguns minutos executadas pelos mentores. Para além das 15 vagas preenchidas, os restantes jovens que se inscreveram recebem o "Kit-Emprega-Te" - um produto de gestão de carreira, sendo convidados a participar nos eventos "Sagaz".