Lousada

Mário Costa e Raquel Queirós cimentaram liderança da Taça em Lousada

José Rocha

03-05-2021

O concelho foi palco da 2.ª Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO) este domingo.

Mário Costa
Foto: FPC

Lousada recebeu este domingo, dia 3 de maio, a 2.ª Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), evento organizado pela Federação Portuguesa de Ciclismo em parceria com a Câmara Municipal de Lousada.

Nesta segunda prova pontuável para a Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), foi mais uma vez Mário Costa a destacar-se na categoria de Elite Masculina. O atleta da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde disputou a corrida até ao final com o espanhol Pablo Rodriguez (BH Templo Cafés UCC), vencendo com uma diferença de apenas três segundos. José Dias (Individual) veio de trás para terminar na terceira posição a 26 segundos do vencedor.

Raquel Queirós (Guilhabreu BTT) tornou a vencer na categoria de Elite Feminina, desta feita com uma vantagem de 3m51s para Joana Monteiro (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), que fechou na segunda posição. Logo a seguir chegou Maaris Meier (Maiatos), a 7m37s de Raquel Queirós. Com este resultado na categoria principal, a corredora portuguesa foi também a melhor em Sub23 e reforçou a liderança do ranking da Taça de Portugal de XCO.

Raquel Queirós
Foto: FPC

Na prova de juniores femininas esteve novamente em destaque Mariana Líbano (Guilhabreu BTT). À semelhança da primeira prova da Taça, a atleta voltou a destronar a concorrência com uma vantagem confortável, deixando Sofia Gomes (BTT Seia), a 4m02s. A terceira classificada foi Laura Simão (BTT Loulé/Elevis), que fechou o pódio a 5m01s da vencedora.

No setor masculino, João Cruz (AXPO/FirstBIke Team/Vila do Conde) foi o primeiro a cortar a meta, na frente de Tomás Frazão (Guilhabreu BTT), que terminou a 1m36s da vitória. João Silva (Guilhabreu BTT) fechou o pódio em terceiro, a 2m21s de João Cruz.

Na categoria de cadetes foram Miguel Pereira (Santa Cruz/Botelhos.pt), nos masculinos, e Beatriz Guerra (BTT Loulé/Elvis), nas femininas, a levar a melhor.

Raquel Queirós
Foto: FPC

André Filipe (Guilhabreu BTT) e Nádia Mendes (BTTGardunha/Fundão/Create) foram os melhores na categoria de veteranos masters 30. Já em masters 40, Nuno Inácio (BTTGardunha/Fundão/Create) e Raquel Marques (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) levaram a melhor sobre os adversários.

Paulo Teixeira (Rodabike/ACRG/Gondomar) foi o único paraciclista em competição, completando a prova em 48m33s.

A terceira prova da Taça de Portugal de XCO realiza-se no dia 23 de maio, em Marrazes, freguesia pertencente ao município de Leiria.