Felgueiras

Felgueiras promove formação para ajudar a prestar "um melhor cuidado às pessoas dependentes"

Ana Regina Ramos

08-06-2021

A Câmara Municipal de Felgueiras está a promover uma formação para habilitar os técnicos de organizações sociais de competências para que estes possam dar formação a cuidadores informais de pessoas dependentes.

As ações de formação desenvolvidas ao abrigo do projeto “Cuidar de quem Cuida” têm como objetivo contribuir para proporcionar "uma maior qualidade de vida a pessoas dependentes", refere um comunicado da autarquia.

“Existe, por parte dos/as cuidadores/as informais, um cuidado e uma dedicação fantástica àquilo que fazem e esta formação vai permitir dotá-los/as de competências, algumas mais técnicas, que enriquecerá o seu trabalho e será essencial também para a sua própria gestão emocional”, indica Rosa Maria Pinto, vereadora da Coesão e Ação Social, citada no documento.

A vereadora avançou ainda que estará para breve o relançamento da iniciativa “Em boas mãos”, do Centro Municipal de Voluntariado, e que garantirá mais um apoio aos cuidadores felgueirenses. “Tínhamos acabado de lançar o projeto e a pandemia obrigou-nos a suspender este e outros projetos! Não poderíamos arriscar entrar em casa das pessoas mas, assim que alcançarmos a imunidade de grupo e garantirmos que beneficiários/as e voluntários/as estão vacinados, retomaremos o projeto”, acrescentou a autarca.