Felgueiras

Felgueiras convida a “Viver Codeçais”, uma Aldeia de Portugal

Ana Regina Ramos

08-06-2021

No próximo dia 12 de junho.

Foto: Município de Felgueiras

A Câmara Municipal de Felgueiras está a organizar a iniciativa "Viver Codeçais", uma aldeia do concelho classificada como Aldeia de Portugal. No próximo dia 12 de junho, os participantes vão poder usufruir daquele núcleo rural e da sua envolvência.

Entre as atividades destaca-se uma caminhada que percorrerá o património cultural e natural que a freguesia de Sendim encerra, de onde se destaca a Ponte de Codeçais, a Fábrica do Jordão, os Moinhos de Corvete, a Casa de Sergude e a Villa Romana de Sendim, informa um comunicado da autarquia. Terá início pelas 9h00 e uma distância de 12 quilómetros, com concentração na Aldeia de Codeçais.

No centro da aldeia será servido um almoço, pelas 13h00, ao qual se seguirá uma peça de teatro intitulada ‘’Em Codeçais contou-se... Era uma vez D. Pedro e D. Inês’’, pelas 15h30, que retratará as vivências e lendas passadas das gentes de Codeçais, freguesia de Sendim.

Codeçais, classificada como Aldeia de Portugal, é uma aldeia rural da freguesia de Sendim que ainda hoje ostenta as marcas da sua principal vocação, a agricultura. O edificado que possui retrata a morfologia das casas agrícolas desde o século XVIII até aos dias de hoje, não obstante a que a sua génese da aldeia seja do século XVI, pelo menos.

A paisagem, marcadamente rural, "envolve o aglomerado da aldeia num verde imenso dos campos agrícolas e da floresta que a rodeia". Para além das casas rurais, espigueiros, sequeiro e eira, a aldeia é marcada por duas construções ligadas a uma personalidade do concelho, Luís Gonzaga de Fonseca Moreira, que terá nascido na Quinta do Meio e edificado a Casa do Castelo.

A inscrição é obrigatória e os interessados em participar devem enviar um e-mail para villaromana.sendim@cm-felgueiras.pt. Devido à situação pandémica, as inscrições estão limitadas a 60 participantes.