Felgueiras

Felgueiras promove workshop sobre "Genealogia sem Segredos"

Ana Regina Ramos

02-06-2021

Foto: Município de Felgueiras

A Câmara Municipal de Felgueiras está a organizar um workshop sobre “Genealogia sem Segredos”, no dia 5 de junho, na Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras.

Através de uma linguagem simples e prática, serão dadas dicas "que respondem aos efetivos desejos e necessidades dos participantes, expressos nos inúmeros apelos que surgem a respeito destes assuntos, em grupos e fóruns da Internet". As dicas de pesquisa "não se limitarão a listar os arquivos consultáveis e os recursos disponíveis online e o modo de pesquisar e organizar a pesquisa, mas contemplarão também as várias formas de interpretação do espólio familiar, entre outros aspetos que normalmente não são considerados pela genealogia mais tradicional". A formação "poderá ser útil mesmo a quem já tenha alguma experiência na área da Genealogia".

A formação será orientada por Francisco Queiroz, licenciado, mestre e doutor em História da Arte pela Universidade do Porto, coordenador-adjunto do Grupo de Investigação «Património, Cultura e Turismo», do CEPESE - Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, membro da Associação Portuguesa de Genealogia e autor de vários livros, alguns dos quais sobre História da Família.

O objetivo é "ajudar os participantes a fazerem a história da sua família, sabendo por onde ir, por onde não ir, quando pedir ajuda, e a quem", refere um comunicado da autarquia.

A atividade está a ser promovida considerando que "cada vez mais pessoas em Portugal se interessam por Genealogia e querem fazer a árvore genealógica da sua própria família". "A pesquisa é cada vez mais facilitada por recursos online. Porém, para quem começa e mesmo para quem já leu alguma coisa sobre o assunto, subsistem muitas dúvidas, dada a vastidão e dispersão dos recursos, as 'ratoeiras' e 'becos sem saída', em que cai facilmente quem pretende traçar a história da sua família, bem como as mistificações construídas – no passado, e mesmo atualmente – em torno de determinadas famílias e parentelas", lê-se.

Os interessados em saber mais sobre a história da sua família, genealogistas, jovens investigadores na área da História e áreas afins podem inscrever-se através do e-mail biblioteca@cm-felgueiras.pt .