Celorico de Basto

Município de Celorico de Basto lança prova de ciclismo

José Rocha

11-05-2021

Saiba tudo sobre a Cronoescalada ao Alto do Viso, que se corre no final do mês.

Serra do Viso
Foto: TPNP

Está agendada para o dia 30 de maio a edição inaugural da Cronoescalada ao Alto do Viso, prova de ciclismo organizada pela Câmara Municipal de Celorico de Basto em parceria com a Cabreira Solutions.

A competição disputar-se-á no percurso que é um clássico da Volta a Portugal em Bicicleta: a subida de 9,8 quilómetros até à Serra do Viso, com 745 metros de desnível, categorizada na primeira categoria.

Podem concorrer atletas, amadores e profissionais, que competirão nos respetivos escalões (femininos e masculinos). A participação carece de inscrição (inscreva-se aqui) e, no máximo, podem participar 200 ciclistas, num evento que será cronometrado, com os participantes a saírem minuto a minuto.

Foto: Município de Celorico de Basto

Joaquim Mota e Silva, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, traça como objetivo desta iniciativa "a promoção de um território com marcas indeléveis no ciclismo". "Com este percurso reconhecido como uma das provas míticas da Volta a Portugal. A Serra do Viso é um espaço com todas as condições para receber a prova e é também um miradouro único e de extrema beleza", descreve o autarca.

A Cronoescalada ao Alto do Viso arranca pelas 10h00, junto ao edifício da Câmara Municipal de Celorico de Basto, na praça Cardeal D. António Ribeiro, de onde os atletas seguirão para a Serra do Viso. Durante a prova, o trânsito estará cortado no sentido ascendente e condicionado no sentido descendente, permitindo, mesmo que de forma condicionada, a circulação de automobilistas.

A cerimónia de entrega de prémios acontece a partir das 12h00 junto aos Paços do Concelho do município celoricense.