Celorico de Basto

Celorico de Basto prepara-se para ter incubadora de empresas e espaço de coworking

José Rocha

09-05-2021

O serviço vai funcionar no piso superior do mercado municipal.

Foto: Município de Celorico de Basto

A Câmara Municipal de Celorico de Basto tenciona instalar uma incubadora de empresas e espaço de coworking na vila.

Designada de ICBT, a dita incubadora está certificada pelo IAPMEI, integra a Rede Nacional de Incubadoras e, segundo refere o município em comunicado, pretende "facilitar o processo de instalação de novas empresas no concelho, dando resposta às necessidades e procura deste tipo de soluções para o desenvolvimento de atividade de projetos de empreendedorismo, sobretudo pelos mais jovens".

A ICBT irá funcionar no piso superior do mercado municipal, que vai passar a dispor de espaços de trabalho partilhado e possibilidade de incubação virtual, nos quais será possível partilhar serviços de atendimento e secretariado. As empresas interessadas poderão instalar-se neste espaço por um período limitado de tempo.

"Estarão disponíveis vários pacotes de serviços, adequados às várias necessidades das empresas, com preços atrativos", garante a autarquia. O seu presidente, Joaquim Mota e Silva vê esta como "uma proposta arrojada, que vai dar resposta a uma procura crescente do nosso concelho para a instalação empresas, seguindo uma lógica de modernidade e adequação a uma nova realidade das empresas que procura outro tipo de soluções para o desenvolvimento da sua atividade".