Amarante

Centro Cultural de Amarante acolhe I Congresso Internacional do Caminho de Santiago - Caminho de Torres.

Ana Magalhães

07-06-2021

A iniciativa acontece nos dias 17 e 18 de junho.

Nos próximos dias 17 e 18 de junho, o Centro Cultural de Amarante vai acolher o I Congresso Internacional do Caminho de Santiago - Caminho de Torres.

A iniciativa é organizada pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e realiza-se em formato híbrido: presencial para oradores e parceiros do projeto e online para o público em geral. Em causa está a lotação do espaço, medida imposta pela Direção-Geral da Saúde (DGS) devido à COVID-19. Os interessados podem inscrever-se, gratuitamente aqui.

No segundo dia do congresso, pelas 11h30, o presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, vai participar na conversa “Os caminhos de Santiago. Património e identidade local”, com outros autarcas e moderação de Rosário Machado, diretora da Rota do Românico.

Ao longo dos dois dias da iniciativa, especialistas nacionais e internacionais vão discutir e refletir o carácter multidisciplinar dos Caminhos de Santiago em Portugal e, em particular, o Caminho de Torres. “Vai debater-se o papel do património enquanto oportunidade na definição de uma estratégia territorial, bem como a gestão regional e inter-regional de bens patrimoniais, tomando como exemplo a experiência associativa das cinco comunidades intermunicipais responsáveis pelo projeto ‘Valorização Cultural e Turística do Caminho de Santiago – Caminho de Torres’ – a CIM do Tâmega e Sousa, entidade líder, e as CIM do Alto Minho, do Ave, do Cávado e do Douro – em torno do Caminho de Torres”, foi explicado.

Consulte o programa a seguir: