Amarante

Presidente da CPCJ de Amarante vê o concelho como "um exemplo a seguir"

José Rocha

12-05-2021

"Ao longo destes anos, fez-se um longo caminho na proteção das crianças e jovens do concelho de Amarante", destacou Ana Carvalho no dia de aniversário da instituição.

Foto: CPCJ Amarante

Para a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Amarante, o dia 4 de maio é sinónimo de aniversário. No caso de 2021, tratou-se do 17.º da instituição, que assinalou a data com uma cerimónia adaptada às circunstâncias da nova realidade, realizada no auditório da Casa da Portela.

Na ocasião, em jeito de balanço, a presidente da CPCJ, Ana Carvalho, salientou que, "ao longo destes anos, fez-se um longo caminho na proteção das crianças e jovens do concelho de Amarante".

Para o futuro, a responsável traça como metas dar continuidade ao trabalho até aqui desenvolvido, apostar na prevenção, diminuir os números processuais, acompanhar e minimizar os problemas e constrangimentos existentes nas famílias.

Foto: CPCJ Amarante

Ana Carvalho vê Amarante como "um exemplo a seguir no âmbito do trabalho em rede, no reforço da união e da solidariedade em torno da proteção das crianças e jovens do concelho".

Refira-se que a CPCJ de Amarante é uma instituição oficial, não judiciária, com autonomia funcional que visa proteger e promover os direitos das crianças e dos jovens no concelho, de acordo com a Lei n.º 147/99 de 1 de setembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 142/2015, de 8 de setembro.