Amarante

Museu Municipal de Amarante cede desenhos a instituições de Vila Nova de Gaia

José Rocha

02-05-2021

Saiba mais detalhes.

Foto: Município de Amarante

"Desenhos e Caricaturas de Amadeo de Souza-Cardoso”. Assim se designa a mais recente exposição patente na Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo, em Vila Nova de Gaia, mostra que resulta de uma parceira entre o município local e o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, de Amarante.

Com curadoria da investigadora Catarina Alfaro, a exposição estará patente até 17 de julho e, de acordo com a Câmara Municipal de Amarante, "trata-se de uma seleção de desenhos do génio do modernismo europeu, trabalhos raramente expostos, que refletem a importância do desenho e, em particular, da caricatura, como processo fundador da identidade artística de Amadeo de Souza-Cardoso".

Além das obras, será também exibido o documentário "Amadeo de Souza Cardoso - Le Dernier secret de l'art moderne”, de Christophe Fonseca. O local da mostra foi visitado pelo vereador Adriano Santos (em representação do Município de Amarante), o qual foi recebido pela vereadora com o pelouro da Cultura de Vila Nova Gaia, Paula Cristina Martins Carvalhal.

"Incompreendido em Portugal, pelo seu espírito livre e vanguardista, Amadeo de Souza-Cardoso integrou, em Paris do início do século XX, um extraordinário círculo de artistas desenvolvendo uma grande cumplicidade artística e vivencial com Amedeo Modigliani. Nesta exposição é apresentada, pela primeira vez, a obra" Caryatide", um desenho, atribuído ao amigo de Amadeo Souza Cardoso, Amadeo Modigliani", refere em jeito de convite a autarquia amarantina.