Amarante

Comunidade educativa de Amarante debateu comportamentos e problemáticas dos jovens

José Rocha

27-04-2021

A sessão contou com 80 participantes.

Foto: Município de Paredes

Este domingo, dia 25 de abril, realizou-se a primeira mesa redonda decorrente da campanha de sensibilização #euescolho, dinamizada pela Câmara Municipal de Amarante de forma a prevenir comportamentos aditivos, consumo de álcool, droga, uso abusivo de meios digitais, redes sociais e jogos.

Na sessão online, designada “Desafios de ser pai e mãe nos dias de hoje - Prevenção dos comportamentos aditivos em contexto familiar”, 80 participantes ouviram os testemunhos de: Sónia Costa, psicóloga do Centro de Respostas Integradas (CRI)/ Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (ARS-Norte); de Fernando Sampaio, Diretor da Escola Secundária de Amarante; Ricardo Magalhães, Presidente da Associação de Pais Escola Secundária; e de Manuel Oliveira, Membro da Direção da Associação de Pais do Agrupamento Amadeo de Souza-Cardoso. A abertura ficou a cargo da presidente do CLAS – Conselho Local de Ação Social, Lucinda Fonseca, e o encerramento foi feito por António Ribeiro, vereador com o pelouro da Educação.

Foto: DR

Estes especialistas discutiram a forma de manter um equilíbrio entre o mundo virtual e a família e procuraram estratégias para lidar com esta problemática. Houve ainda espaço para as questões, dúvidas e preocupações dos encarregados de educação. Estes últimos manifestaram na ocasião quais os temas que gostariam de ver debatidos nas próximas mesas redondas, nomeadamente: o luto, a morte, a autoestima, a exploração da imagem, as redes socais, o cyberbullying e os videojogos.

"Depois do sucesso desta iniciativa, a comunidade educativa mostrou interesse em continuar com estes encontros", afiança em comunicado a Câmara Municipal de Amarante.

Saiba mais sobre a #euescolho aqui.