51e3dbee 4a3f 4017 9624 f428223304d1
Publicidade

ULS do Tâmega e Sousa reforça cuidados de saúde oral e amplia especialidades médicas em 2025

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Tâmega e Sousa vai contar, em 2025, com 20 consultórios de medicina oral, distribuídos pelos 11 municípios da região, anunciou hoje o presidente da instituição, Henrique Capelas. O número representa um aumento de sete consultórios em relação a 2023, resultado de uma estratégia que visa garantir a cobertura total da região ao nível da saúde oral.

De acordo com Henrique Capelas, este reforço nos cuidados de saúde primários, apoiado pelas autarquias locais, assegura a existência de um gabinete de medicina oral por cada 25 mil cidadãos, em conformidade com as recomendações do Ministério da Saúde.

Novas unidades de saúde e especialidades médicas

A declaração foi feita em Baião, no distrito do Porto, durante a inauguração das obras de ampliação da extensão de saúde de Santa Marinha do Zêzere. O presidente da ULS destacou que a região também contará, em 2025, com 11 gabinetes de podologia – um em cada município –, reforçando os serviços de saúde disponíveis à população.

4472b2e6 ec46 48ac 9e92 47b7e772bc18

Outro destaque foi a criação de unidades de rastreio da tuberculose, previstas para breve. Henrique Capelas sublinhou a importância desta iniciativa, considerando os elevados indicadores desta patologia em concelhos como Marco de Canaveses e Penafiel.

Paralelamente, a ULS já criou cinco novas Unidades de Saúde Familiar (USF) no Tâmega e Sousa, incluindo uma no equipamento hoje inaugurado. Outras seis USF estão em fase de desenvolvimento, prevendo-se que a região conte com 46 unidades no total. Este reforço, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visa assegurar que todos os utentes têm acesso a um médico de família.

Hospital nas extensões de saúde

Henrique Capelas destacou ainda a expansão de consultas externas de especialidade para as extensões de saúde. Um exemplo concreto é a disponibilização de consultas de urologia, que começaram hoje a ser realizadas em Santa Marinha do Zêzere.

“Queremos levar, sempre que possível, especialidades médicas tradicionalmente hospitalares para os centros de saúde. É fundamental que os médicos dos hospitais se desloquem às Unidades de Saúde Familiar para prestar esses cuidados”, afirmou.

Rede integrada para meio milhão de utentes

A ULS do Tâmega e Sousa abrange 11 municípios e serve mais de meio milhão de utentes. O hospital Padre Américo, em Penafiel, é a unidade de referência desta estrutura, que se tem destacado pela aposta na descentralização dos cuidados de saúde e na melhoria do acesso a serviços especializados.