logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Superstições para entrar em 2025 com o 'pé direito'

Redação

Já estamos em contagem decrescente para a chegar de 2025, altura em que se começam a delinear novos objetivos e a estabelecer prioridades. Mas para "abençoar" as resoluções de Ano Novo são várias as superstições que as acompanham e que alguns portugueses, e não só, já têm por tradição cumprir.

  • Roupa interior

Estrear roupa interior ou cuecas azuis é uma tradição já antiga. Vestir a cor azul significa boa sorte e serenidade. No entanto, há quem prefira usar outras cores nesta noite: vermelho (paixão, desejo, força dinamismo), branco (paz e harmonia), verde (juventude, frescor, calma, esperança, proteção e saúde), laranja (entusiasmo e desejo).

  • 12 passas

Comer 12 passas por cada uma das 12 badaladas e pedir 12 desejos é um dos rituais mais comuns.

  • Subir a uma cadeira com o pé direito

Muitas pessoas optam por subir a uma cadeira com o pé direito. A ideia é olhar para os próximos 365 dias a partir de um ponto alto.

  • Bater tachos e panelas

Esta é uma forma de espantar as más energias do ano velho. Muitas pessoas, sobretudo as que fazem a festa em casa e sobretudo no sul do país, batem com tachos e panelas à janela, à meia-noite.

  • Dinheiro no sapato

No oriente, a entrada de boas energias é feita através dos pés. Por isso, uma das opções é entrar no novo ano com uma nota ou moeda no sapato.