O Substituto da Secretaria de Estado do Vaticano, D. Edgar Peña Parra, estará de visita à Diocese do Porto entre os dias 18 e 20 de fevereiro.

O ponto alto da visita será a conferência desta sexta-feira dia 18 de fevereiro que terá como tema “A Igreja e o fundo do mundo no pós-pandemia”.

Em comunicado enviado ao Jornal A VERDADE, D. Manuel Linda destaca que o orador é um “colaborador muitíssimo próximo do Papa Francisco e pessoa da sua inteira confiança”, assinalando que a conferência será em língua portuguesa e contará com a presença do Núncio Apostólico em Portugal e demais diplomatas da Santa Sé.

O bispo do Porto reforça que “a Casa de Vilar possui estruturas suficientemente amplas para proporcionar segurança neste contexto de pandemia”, convidando todos a participarem neste evento.

Está previsto que D. Edgar Peña Parra celebre missa no Mosteiro de Grijó, em Gaia, antes da conferência. No dia 19, sábado, da parte da manhã terá um encontro com seminaristas e teólogos no Seminário Maior do Porto, irá visitar a Torre dos Clérigos e ainda celebrar uma missa na Casa Sacerdotal do Porto, junto dos sacerdotes mais idosos da diocese. A parte da tarde será dedicada a visitar a  “Casa do Gaiato do Porto”, em Paço de Sousa, Penafiel.

Para concluir a sua visita à diocese, o Substituto da Secretaria de Estado do Vaticano celebrará uma Eucaristia no Santuário Diocesano de Santa Rita de Cássia, em Ermesinde, no domingo, dia 20 de fevereiro.

Artigo redigido com o apoio de Carlos Cardoso, alunos estagiários da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro.