sport clube rio de moinhos
Publicidade

Quase a completar um ano de mandato como presidente da direção do SC Rio Moinhos, José Augusto Santos e a direção executiva, faze um “balanço positivo” do trabalho desenvolvido até ao momento.

O dirigente reconhece que gostaria de se ter “focado” mais na equipa principal, que vai falhar o acesso à Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AFP) da próxima temporada, o que na prática significa uma despromoção.

No entanto, José Augusto Santos regozija-se com o trabalho feito na formação, que permitiu “dobrar” o número de atletas comparativamente à época passada.

JORNAL A VERDADE – Assumiu a presidência do SC Rio Moinhos há quase um ano. Que balanço é que faz deste primeiro ano de mandato?

DIREÇÃO EXECUTIVA – Ainda é cedo para fazer balanços, visto que ainda não passou sequer um ano, no entanto, pelo que estamos a conseguir implementar no clube, consideramos que o balanço é positivo.

JV – Quais foram as principais medidas que implementou no clube? E o que gostaria de ter feito, mas ainda não foi possível?

DE – Primeiro, tivemos que perceber o que devia ser melhorado no que concerne ao funcionamento e imagem da instituição, antes de nos focarmos nos resultados desportivos. Concretamente, agilizar os funcionamentos nas diversas áreas, voltar a dar credibilidade ao clube, modernizar e evoluir a nível tecnológico, melhoramento e reativação de infraestruturas básicas necessárias e fortalecer a ligação clube/adeptos. Gostaríamos de nos ter focado mais na equipa principal e de termos criado algumas infraestruturas.

sport clube rio de moinhos 2

JV – No final do seu mandato, pensa em recandidatar-se?

DE – Ainda não é altura para pensar nisso. Importante é continuar o trabalho que está a ser desenvolvido.

JV – O SC Rio de Moinhos dispõe de várias equipas de formação. Quais e quantos atletas é que o clube tem neste momento?

DE – Neste momento tem seis escalões de formação. Em relação ao número de atletas posso dizer-lhe que já ultrapassamos a centena, o que significa cerca do dobro da época passada. O objetivo passa por aumentar o número de atletas e escalões.

JV – Ao nível da equipa sénior, o SC Rio de Moinhos não conseguiu o acesso à Divisão de Elite da próxima temporada. Ou seja, vai permanecer na Divisão de Honra, o que na prática significa uma despromoção. O que falhou para que isto tivesse acontecido, no seu entender?

DE – Acreditamos que o planeamento apressado, devido a uma tardia tomada de posse de nova direção, tenha sido o principal motivo.

JV – Na próxima temporada, o SC Rio Moinhos vai apostar na subida ao segundo escalão da Associação de Futebol do Porto?

DE – Sim, estamos a trabalhar para que esse seja o objetivo.

JV – A época começou com Tiago Moreira no comando, prosseguiu com Zé Tó e termina com um homem da casa ao leme da equipa sénior, Gusto Sousa. O atual treinador é para manter na próxima temporada?

DE – Sim, é para manter.

sport clube rio de moinhos 1

JV – Concorda com o formato de competições que a AF Porto vai colocar em prática na próxima época e que provocou, esta temporada, a descida de muitos clubes?

DE – Não temos que concordar ou discordar do formato. Importa salientar que as regras são as que são e sabiamo-las desde o início. Foram iguais para todos os clubes.

JV – A nível de infraestruturas o clube está bem servido ou precisa de mais algumas condições?

DE – Face à necessidade atual e ao que queremos implementar, necessitamos de melhorar, ou mais que isso, aumentar as infraestruturas.

JV – Ao nível financeiro como está a ser o embate com a falta de receitas, que atinge todos os clubes?

DE – Como os outros clubes, nós também sentimos essa dificuldade. Sabiamos que não era tarefa fácil, mas trabalhamos sempre de forma muito séria e acreditamos que cumpriremos com as nossas obrigações, como até aqui!

JV – O SC Rio Moinhos recebe apoios de quem?

DE – Apoios de entidades públicas, como a Junta de Freguesia e o Município de Penafiel, e apoios privados, de patrocinadores e associados.

JV – O SC Rio Moinhos sempre foi um clube com adeptos muito bairristas. Sente que essa ligação ao clube, desde a sua entrada, se tem mantido e até aumentado?

DE – Sim, tem aumentado, até. Notamos isso.

JV – Que mensagem gostaria de enviar aos sócios e simpatizantes do SC Rio de Moinhos?

DE – Gostaria de agradecer o apoio incondicional dos adeptos e garantir que continuaremos a trabalhar com a mesma seriedade sem nos desviarmos do foco, da linha traçada, sempre em prol do Sport Clube Rio de Moinhos.