É comum que após o almoço tenha alguma dificuldade em regressar ao trabalho, estudos ou prosseguir com qualquer outra tarefa do dia. Este é um processo natural e comum a várias pessoas devido à digestão.
Em alguns países e culturas é adotada a "pausa" ou "sesta" pós-almoço antes de regressar ao trabalho. No entanto, esta é uma realidade rara em Portugal e, por isso, deve conhecer algumas formas de recuperar a energia e combater a sonolência excessiva.
Evite consumir porções demasiado grandes de alimentos ricos em triptofano
- Falamos de alimentos tais como leite, carne, peixe, queijo, cereais e castanhas.
Tenha em atenção as massas
- Alimentos que sejam doces ou ricos em carboidratos simples, tais como massas não integrais e pão branco, podem levar a uma queda brusca nos níveis de açúcar o que poderá provocar sonolência.
Tome um pequeno-almoço rico em nutrientes
- Invista num pequeno-almoço completo e com vários nutrientes e tente não comer em excesso no almoço. Nunca salte a primeira refeição do dia.
Água
- O consumo de água é essencial para se manter hidratado e não confundir sede com fome.
Levante-se
- Sempre que puder tente movimentar o corpo, por exemplo, realizar uma caminhada ao ar livre ou optar por umas escadas. Tente ainda dar um saltinho à rua ou, pelo menos, abrir a janela para respirar profundamente e reabastecer o cérebro com oxigênio.