Catorze soldados do concelho do Marco de Canaveses foram homenageados na manhã do passado sábado, dia 22 de julho, pela participação na Guerra do Ultramar. A cerimónia foi promovida pela Associação dos Combatentes da Guerra do Ultramar de Marco de Canaveses e pelo núcleo local da Liga dos Combatentes.
No total foram entregues 14 medalhas a todos os militares que estiveram na Guerra do Ultramar. "A medalha foi instituída na Primeira Guerra Mundial, juntamente com a cruz de guerra", explica Eduardo Peres, vice-presidente da Associação dos Combatentes da Guerra do Ultramar de Marco de Canaveses.
Em declarações ao Jornal A VERDADE, Eduardo Peres, destaca uma cerimónia que "correu muitíssimo bem e sem percalços. Tivemos uma participação muito razoável e no almoço tivemos cerca de 140 pessoas mais 10 convidados É uma dia muito importante e, enquanto pudermos, é a nossa obrigação organizar este evento".
A cerimónia contou com intervenções do presidente da Associação, António Ferreira, do vice-presidente da Liga dos Combatentes e do vereador e vice-presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Nuno Pinto.

Entre os convidados estiveram ainda: o capitão Luís Filipe do Amaral Arsénio (em representação do Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional), o major Arnaldo Nuno Matos Fonseca (em representação do Chefe de Estado Maior da Força Aérea), major general Fernando Aguda (vice presidente da direção central); major general Manuel Diamantino Pinheiro Correia (militar marcoense que esteve a chefiar as tropas portuguesas na independência de Timor numa missão da ONU); brigadeiro general Francisco Bento Soares; o coronel António Teixeira Gomes (o primeiro enfermeiro da força aérea a chegar ao posto de coronel); o presidente da Assembleia Municipal; o comandante do posto da GNR do Marco de Canaveses; Manuel Moreira (antigo presidente do município e sócio honorário numero um); representações do núcleo do Porto da Liga dos Combatentes de Matosinhos, Lixa, Vila Meã, Ribeirão, Maia e Penafiel; em representação da ACUP - Associação de Combatentes do Ultramar Português de Castelo de Paiva; e ainda presidentes e representantes das Juntas de Freguesia do Marco, Penha Longa e Paços de Gaiolo, Sande e São Lourenço do Douro, Constance e Alpendorada, Várzea e Torrão.
Eduardo Peres deixa um agradecimento "a todos os combatentes e marcoenses que nos honraram com a sua presença nesta cerimónia", concluiu.