logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Soldados do Marco de Canaveses homenageados pela participação na Guerra do Ultramar

Redação

Catorze soldados do concelho do Marco de Canaveses foram homenageados na manhã do passado sábado, dia 22 de julho, pela participação na Guerra do Ultramar. A cerimónia foi promovida pela Associação dos Combatentes da Guerra do Ultramar de Marco de Canaveses e pelo núcleo local da Liga dos Combatentes.

No total foram entregues 14 medalhas a todos os militares que estiveram na Guerra do Ultramar. "A medalha foi instituída na Primeira Guerra Mundial, juntamente com a cruz de guerra", explica Eduardo Peres, vice-presidente da Associação dos Combatentes da Guerra do Ultramar de Marco de Canaveses.

Em declarações ao Jornal A VERDADE, Eduardo Peres, destaca uma cerimónia que "correu muitíssimo bem e sem percalços. Tivemos uma participação muito razoável e no almoço tivemos cerca de 140 pessoas mais 10 convidados É uma dia muito importante e, enquanto pudermos, é a nossa obrigação organizar este evento".

A cerimónia contou com intervenções do presidente da Associação, António Ferreira, do vice-presidente da Liga dos Combatentes e do vereador e vice-presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Nuno Pinto.

Entre os convidados estiveram ainda: o capitão Luís Filipe do Amaral Arsénio (em representação do Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional), o major Arnaldo Nuno Matos Fonseca (em representação do Chefe de Estado Maior da Força Aérea), major general Fernando Aguda (vice presidente da direção central); major general Manuel Diamantino Pinheiro Correia (militar marcoense que esteve a chefiar as tropas portuguesas na independência de Timor numa missão da ONU); brigadeiro general Francisco Bento Soares; o coronel António Teixeira Gomes (o primeiro enfermeiro da força aérea a chegar ao posto de coronel); o presidente da Assembleia Municipal; o comandante do posto da GNR do Marco de Canaveses; Manuel Moreira (antigo presidente do município e sócio honorário numero um); representações do núcleo do Porto da Liga dos Combatentes de Matosinhos, Lixa, Vila Meã, Ribeirão, Maia e Penafiel; em representação da ACUP - Associação de Combatentes do Ultramar Português de Castelo de Paiva; e ainda presidentes e representantes das Juntas de Freguesia do Marco, Penha Longa e Paços de Gaiolo, Sande e São Lourenço do Douro, Constance e Alpendorada, Várzea e Torrão.

Eduardo Peres deixa um agradecimento "a todos os combatentes e marcoenses que nos honraram com a sua presença nesta cerimónia", concluiu.