A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) lançou um concurso público internacional para a aquisição de 30 novos autocarros elétricos e respetivas estações de carregamento. O investimento total será de 12,9 milhões de euros, dos quais 12 milhões destinam-se à compra dos veículos e 900 mil euros à infraestrutura de carregamento.
A introdução dos novos autocarros está prevista para o segundo trimestre de 2026, altura em que a frota elétrica da STCP passará a contar com 126 viaturas 100% livres de emissões. As novas unidades ficarão alocadas à Estação de Recolha da Via Norte.
Para a presidente da STCP, Cristina Pimentel, este investimento reforça o compromisso da empresa com a mobilidade sustentável, contribuindo para a redução das emissões e melhoria da qualidade de vida da população.
Atualmente, a STCP opera com uma frota de 446 veículos, sendo 75% movidos a gás natural, 15% elétricos e 10% a diesel.
A transportadora estima ter transportado 71,6 milhões de passageiros em 2024, um ligeiro decréscimo de 3,7% face a 2023, que se deve, segundo a empresa, às obras do Metro do Porto. Ainda assim, a STCP já superou os níveis de procura pré-pandemia em todos os municípios onde opera, com exceção do Porto.
O concurso público para aquisição dos novos autocarros está aberto até 10 de março de 2025.