medicocreativeart
Publicidade

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai ter mais seis Unidades Locais de Saúde, entre elas, uma na região do Tâmega e Sousa. Ao total serão 33 unidades.

A direção executiva do SNS (DE-SNS) anunciou que as Unidades Locais de Saúde ficarão espalhadas pelas regiões Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo e que servirão mais de 80% da população.

A DE-SNS adiantou em comunicado que foram iniciados os trabalhos para a “elaboração dos planos de negócios para seis novas Unidades Locais de Saúde (ULS)”, sendo que, três novas Unidades Locais de Saúde vão integrar Hospitais Universitários no Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo.

No Norte, irão ser constituídas as ULS de Santo António e de Tâmega e Sousa e no Centro, irá ser criada a ULS da Cova da Beira.

Já na região de Lisboa e Vale do Tejo, irão ser constituídas as ULS do Oeste, de Loures/Odivelas e de Lisboa Norte.

A Direção Executiva do SNS, liderada por Fernando Araújo, recorda que estão “em fase adiantada de elaboração os planos de negócios de 19 Unidades Locais de Saúde, das quais 12 já terminaram os documentos”.

As restantes sete que se encontram a elaborar os processos, os quais devem estar concluídos até ao final do mês de junho, são as unidades locais de saúde de São João, de Vila Nova de Gaia/Espinho, de Barcelos, Dão Lafões (Tondela e Viseu), Baixo Mondego (Figueira da Foz), Estuário do Tejo (Vila Franca de Xira) e do Médio Tejo.

De acordo com a DE-SNS, este número representa “uma dimensão profunda na construção de instrumentos de planeamento e organização do SNS,com relevantes ganhos em saúde, através da otimização e integração de cuidados, da proximidade assistencial, da autonomia de gestão, do reforço dos cuidados de saúde primários, sempre com o foco nos utentes”, realçando que, a “articulação com as autarquias e o papel do poder local vai ser reforçado com esta estratégia”, segundo comunicado.