No próximo sábado, dia 16 de julho, será oficialmente aberto o Skate Park em Lousada.  O investimento faz parte da requalificação do espaço público do Parque Urbano e ronda os 450 mil euros de investimento.

A área total é de, aproximadamente, 900 metros quadrados, em que a maior parte é destinada ao Skate Parque, com 620 metros quadrados.

O Skate Parque foi desenvolvido “em plataformas de nível que se moldam de acordo com a topografia original do terreno e as necessidades e imposições técnicas da modalidade”, indica o município no site oficial.

O equipamento é composto por quatro patamares, sendo que na zona central, desenvolve-se uma pirâmide de ligação entre as plataformas que se posiciona centralmente um Crub de desenvolvimento em pirâmide e corrimões das extremas dos planos.

A construção do Skate Parque vai ser complementada com uma zona para a prática de Parkour, junto às Piscinas Municipais, com 110 metros quadrados. Esta zona apresenta um conjunto de obstáculos, por intermédio de paredes retas, paredes em “L”, paredes inclinadas, caixas e plataformas de piso, que poderão ser ligadas por estruturas de aço tubular entre elas.

A sessão de abertura da inauguração vai decorrer pelas 17h30 e contará com a presença de dois skaters, Jorge Simões e João Neto, que farão algumas demonstrações e ajudarão os principiantes.

Este é um projeto que resulta de uma candidatura ao Orçamento Participativo Jovem de Raul Sobral, Daniel Teixeira e João Moreira que, apesar de não ter sido a proposta vencedora, “revelou-se pertinente e foi aproveitada pelo município”, frisou em comunicado aa autarquia.

Em 2020 foi aprovada a candidatura ao PARU (Plano de Ação para a Reabilitação Urbana) Norte 2020, financiado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) para a construção do Skate Parque.