Na terça-feira, dia 12 de julho, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Cruz Peregrina e o Ícone Mariano, foram recebidos nos Paços do Concelho de Resende.

Os jovens entoaram o hino oficial da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 “Há pressa no Ar”, tendo sido realizada uma apresentação do evento pelo Pároco da Paróquia de Resende, José Augusto Marques. No final, todos os presentes juntaram-se para rezar a oração oficial, informou um comunicado da autarquia.

Foto: Município de Resende

Em representação do município, o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Machado, as vereadoras Carla Costa e Maria José Dias e o vereador Fernando Silvério receberam do Comité Organizador Paroquial de Resende uma réplica do logótipo oficial das Jornadas.

Foto: Município de Resende

A vereadora Carla Costa deu as boas-vindas e “congratulou os jovens presentes pela sua participação nesta iniciativa de cariz mundial, pelo seu envolvimento e comprometimento nesta missão, à qual o município também se junta”. Carla Costa referiu que a câmara municipal encontra-se disponível “para caminhar lado a lado nesta causa, dado tratar-se de um exemplo claro de união, de um querer coletivo, em que os jovens em particular, se movem assentes em valores e por causas coletivas, constituindo um exemplo para todos”.

Foto: Município de Resende

Seguiu-se depois a inauguração de um outdoor alusivo ao evento junto ao Centro de Saúde de Resende.

A peregrinação dos símbolos da JMJ terminou à noite com uma caminhada festiva pelas ruas da vila de Resende até à Igreja da Imaculada Conceição, seguindo-se a cerimónia de encerramento e envio para o concelho de Cinfães, presidida por D. António Couto, Bispo de Lamego.

Foto: Município de Resende

As Jornadas Mundiais da Juventude são o encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, sendo “não apenas uma peregrinação, mas também uma festa e um momento de evangelização do mundo juvenil”.

Foto: Município de Resende
Foto: Município de Resende
Foto: Município de Resende
Foto: Município de Resende