logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Sexta edição do Penafiel Racing Fest vai homenagear Joaquim Santos

Redação

Está tudo preparado para o arranque do Penafiel Racing Fest que, nesta edição, vai promover uma exposição dedicada à vida e carreira do piloto penafidelense tetracampeão nacional de ralis, Joaquim Santos.

Marcado para os dias 14, 15 e 16 de junho, o evento resulta de uma organização conjunta da Câmara Municipal de Penafiel e da CDDC-Cooperativa para o Desenvolvimento Desportivo e Cultural, contando ainda com a parceria de vários clubes e instituições do concelho.

De acordo com Óscar Coelho, da Cooperativa para o Desenvolvimento Desportivo e Cultural, "a Avenida Sacadura Cabral, a pista artificial, receberá a aguardada primeira jornada do Campeonato Nacional de Super Enduro na noite de dia 14, estando reservada para o Trial Urbano 4x4 no dia seguinte. A Variante do Cavalum voltará a receber um enorme 'mar de gente' a 15 de junho para acompanhar as emoções da Drag Race. O Circuito do Sameiro e as Motos 50cc fecharão, a par do Rally de Clássicos, o evento com 'chave d'ouro' no domingo, 16 de junho. Entre os dois primeiros dias de festa, teremos nas estradas da nossa cidade e das freguesias um Rally Taça Joaquim Santos que, esperamos nós, terá a melhor edição de sempre em viaturas e pilotos. O espetáculo vai ser imperdível", começou por referir.

São seis as disciplinas que acompanham o Racing Fest desde a primeira edição (Rally Taça Joaquim Santos, Super Enduro, Trial Urbano 4x4, Drag Race, Rally de Regularidade Clássicos e Motos 50cc), num espetáculo a que se juntam o Radiomodelismo, o Street Basket, o Rally Kids e a Corrida dos Lentos, bem como uma Gincana de Micro-Carros com 75 anos, agendada para a tarde de domingo.

De 2023 transitam o Street Basket e a Corrida dos Lentos, mas haverá espaço para algumas novidades. "Temos, também, a corrida intergeracional, na qual pretendemos que seja para miúdos e graúdos. É uma corrida de microcarros, que vai decorrer no campo da feira". Outra das novidades, "é a festa que vamos ter na Assembleia após o fecho do palco".

Este ano são esperados mais de 400 inscritos, tratando-se de um evento que se distingue "pela quantidade de desportos que conseguimos juntar e todos eles com competições sérias", sublinha Óscar Coelho, que destaca uma edição marcada pela "tristeza" pela ausência de Joaquim Santos.

Ao longo dos três dias, não faltará desporto, música e diversão, sem esquecer a habitual Praça de Alimentação. Na apresentação dos detalhes e das novidades desta edição, que decorreu esta segunda-feira, 3 de junho, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, salientou um concelho "com o maior número de pilotos de desportos motorizados por metro quadrado. Isso deve-se, em grande medida, àquele que foi o grande piloto português de ralis, o saudoso Joaquim Santos. Foi ele que inspirou tantos penafidelenses para o desporto motorizado. A ausência física do grande inspirador deste evento vai sentir-se, mas a presença do ponto de vista da afetividade e da memória vai manter-se e vão acontecer diversas homenagens".

Antonino de Sousa enalteceu um evento "de características únicas e que permite aos apaixonados dos desportos motorizados, de forma cómoda, assistir a seis modalidades no mesmo fim de semana e num ambiente urbano, diferente do que acontece normalmente. São cada vez mais aqueles que se dirigem a Penafiel para poderem assistir a todas estas atividades. Tudo isto só é possível, porque há uma organização que domina muito bem o tema", garantiu o autarca.

Também presente na apresentação esteve o piloto Marco Oliveira, vencedor da edição de 2022 da Taça Rally Joaquim Santos, que demonstrou a "intenção de repetir o feito de 2022, embora seja cada vez mais difícil, porque os pilotos estão cada vez mais fortes e com melhores carros. De qualquer forma a nossa intenção será conquistar o primeiro lugar.  O Joaquim Santos é uma figura que fará falta a toda a gente, mas vamos tentar homenageá-lo ao mais alto nível, é o que merece", disse aos jornalistas.

Para o final do Penafiel Racing Fest está reservado o 'After-Party, que decorrerá na Assembleia Penafidelense. PZ será o responsável pela animação e, na primeira vez no concelho, assume estar "entusiasmado. Os penafidelenses podem esperar muita animação e alguns croquetes e outras iguarias. Que seja um bom fecho de festa e estou curioso para ver como vão ser as corridas na cidade".

De recordar que no dia 9 de junho abrirá portas, na Assembleia Penafidelense, uma exposição dedicada à vida e carreira do eterno piloto penafidelense tetracampeão nacional de ralis, e cidadão honorário, Joaquim Santos.

Todos os detalhes do evento podem ser encontrados no site oficial da organização.