celorico de basto 1
Publicidade

O Liga, serviço de transporte público a pedido gerido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, enquanto Autoridade de Transportes, chegou a Celorico de Basto.

Segundo nota de imprensa da CIM do Tâmega e Sousa, este é um serviço público “complementar à rede regular de transporte rodoviário em localidades ou períodos em que a oferta de transporte é insuficiente, e que assegura o transporte dos passageiros até à sede e aos centros de saúde do concelho de Celorico de Basto”.

Assim, com este serviço será possível “melhorar as condições de mobilidade da população deste concelho, marcado por um povoamento disperso e por uma baixa densidade populacional, aumentando a cobertura da rede de transportes coletivos existente em áreas ou períodos do dia onde esta é deficitária”, foi reforçado.

liga celorico de basto

Este serviço só circula quando é previamente solicitado pelo passageiro através de uma central de reservas. Deste modo, o transporte só será realizado se, antecipadamente, o Liga tiver sido pedido e só serão efetuadas paragens nos locais com reserva.

Para utilizar o Liga, os passageiros terão de efetuar a sua reserva até às 15h00 do dia útil anterior ao da sua viagem, através de chamada telefónica para o número 255718348.

As paragens, os horários e os tarifários deste serviço estão disponíveis no seguinte link.

Recorde-se que, em 2021, já foi implementado nos concelhos de Baião, Cinfães e Resende.