O Serviço de Psicologia Clínica e da Saúde do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) vai iniciar, no mês de maio, uma intervenção junto dos voluntários da Missão Ucrânia e paz na Europa, no âmbito da criação de um programa pioneiro de apoio psicológico a voluntários de missões humanitárias.
Tendo por objetivo “reduzir os fatores de risco para a sua saúde psicológica e promover fatores de proteção e resiliência”, o CHTS sublinha que os voluntários “merecem todo o suporte no restabelecimento e recuperação do desgaste emocional que têm vivido nestes últimos meses”.

O apoio psicológico disponibilizado aos voluntários, “por um período pré-definido, permitirá superar as fragilidades emocionais crescentes, decorrentes da empatia pelo sofrimento dos refugiados e a impotência perante os factos vivenciados”, acrescenta.
O CHTS acredita que o apoio psicológico especializado “irá coadjuvar na recuperação emocional de muitos voluntários, identificando e prevenindo no sentido do agravamento e irreversibilidade dos quadros clínicos”.

O evento de lançamento do projeto decorreu no Palácio da Bolsa, Sala do Presidente, e o CHTS foi convidado a colaborar no encontro dos voluntários da Missão Ucrânia e paz na Europa com o objetivo de dar apoio àqueles que têm estado em missão na Ucrânia.