A XVII Semana Gastronómica do Capão à Freamunde, em Paços de Ferreira, vai decorrer de 1 a 13 de dezembro, com vista à promoção do capão.

No dia 12 de dezembro, durante o Jantar de Gala, um júri dará a conhecer o restaurante vencedor da confeção do Melhor Capão à Freamunde.

Durante o evento, também será possível “saborear o capão em família” através do serviço take away.

Na edição deste ano irão participar onze restaurante no concurso gastronómico: Aidé Paços Ferrera Hotel; Casa de São Francisco Wine Bar; Restaurante São Domingos; Restaurante Al´Capão; Restaurante O Gusto; Restaurante Tapper; Restaurante O Marceneiro; Restaurante A.Rei.A; Restaurante O Tarasco; Restaurante Parrilhada e Restaurante a Presa.

“Feira dos Capões” realiza-se no dia 13 de dezembro

A Feira de Santa Luzia ou “Feira dos Capões” vai realizar-se no dia 13 de dezembro, onde vários produtores de galináceos participam no concurso de melhor capão vivo.

O concurso visa “incentivar os criadores de capão a manterem viva esta tradição de Freamunde”, explica a autarquia.

O Capão à Freamunde recebeu a certificação de Indicação Geográfica Protegida (IGP), atribuída pela Comissão Europeia e, por isso, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira tem vindo “a apostar na promoção desta especialidade em diversas capitais europeias, de modo que o capão à Freamunde ombreie lado a lado com outras especialidades da gastronomia europeia e mundial”, termina o município em comunicado.