semana europeia mobilidade 1
Publicidade

Portugal foi um dos países que se comprometeu a participar na iniciativa desde o primeiro dia.

A Semana Europeia da Mobilidade 2024 arranca esta segunda-feira, dia 16 de setembro, e decorre até este domingo, 22. Em várias cidades europeias são organizadas, durante uma semana, várias atividades dedicadas à mobilidade sustentável.

Esta iniciativa nasceu com o objetivo de “facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular”, explica a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Recorde-se que em 2000 e 2001 foi realizado o Dia Europeu sem Carros (DESC) e, após o seu “sucesso”, acabou por ser lançada, a 19 de abril de 2002, a Semana Europeia da Mobilidade (SEM), durante a Semana Verde, em Bruxelas, pela Comissária para o Ambiente e com o apoio político e financeiro da Comissão Europeia.

Esta campanha é promovida pela Comissão Europeia, Direção-Geral da Mobilidade e dos Transportes – DG Move), que coordena, conjuntamente com o Secretariado Europeu (colaboradores na área da mobilidade e comunicação do seguinte consórcio: Eurocities, ICLEI Europe e Polis), a ação dos vários coordenadores nacionais. Por sua vez, os coordenadores promovem as atividades nas cidades e vilas dos respetivos países. Em Portugal, esta promoção é dirigida junto dos municípios, os coordenadores locais desta campanha.

Objetivos principais:

  • Encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a proteção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído;
  • Consciencializar os cidadãos para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte, terão na qualidade do ambiente;
  • Proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes públicos, em vez do automóvel privado e ainda, promover a intermodalidade;
  • Proporcionar aos cidadãos uma oportunidade para redescobrirem a sua cidade ou vila, os seus habitantes e o seu património, num ambiente mais saudável e agradável.

Em breve, o Jornal A VERDADE traz-lhe algumas atividades promovidas pelos municípios do Douro, Tâmega e Sousa durante a Semana Europeia da Mobilidade.