A partir desta segunda-feira, 21 de novembro, até ao dia 28 de novembro, vai decorrer a Semana Europeia do Teste ao VIH e Hepatites Virais, em unidades móveis e organizações, por todo o país.
O Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) informa que os rastreios vão se estender desde Helsínquia até Portugal. O grupo destaca que "todos os dias fazemos o esforço" para combater um "problema grave de saúde pública, mas, nesta semana, redobraremos os nossos esforços".
De forma a cumprir as estratégias internacionais de eliminação da infeção pelo VIH, hepatites virais e outras IST, as "instituições públicas e comunitárias têm que continuar unidas e atuantes. Os testes são gratuitos, rápidos e anónimos", explica o GAT.
As unidades móveis serão divulgadas, até ao dia 21, nas páginas de Facebook do GAT Afrik e GAT Move-se, para além dos serviços habituais do GAT que vão continuar abertos.
O diretor executivo do GAT, Ricardo Fernandes, refere, em comunicado enviado às redações nacionais, que "se a Europa e Portugal querem cumprir as estratégias internacionais de eliminação da infeção pelo VIH, hepatites virais e outras IST [infeções sexualmente transmissíveis], enquanto grave problema de saúde pública, as instituições públicas e comunitárias têm de continuar unidas e atuantes. E têm de ir ao encontro de todas as populações potencialmente afetadas. Fazemos isso todos os dias no GAT mas, nesta semana, redobraremos os nossos esforços".