A Câmara do Porto alargou o âmbito do programa municipal de reconhecimento “Confiança Porto”, inicialmente destinado ao alojamento turístico, e que passa a abranger os passeios turísticos pedestres. O objetivo é contribuir para que quem visita a cidade veja “mais Porto.”

O desafio foi lançado pela vereadora do Turismo e da Internacionalização, Catarina Santos Cunha, para um instrumento vai passar a reconhecer os passeios turísticos pedestres e pretende impulsionar a certificação das designadas “free walking tours”, através de um conjunto de formações gratuitas asseguradas pelo Município.
O ponto de encontro para a partida foi o Mercado do Bolhão, onde “como no resto da cidade, queremos que haja um equilíbrio entre os residentes e os turistas. Não queremos que o Bolhão vire um parque de diversões, mas sim algo que é útil a todos – à cidade, aos negócios que lá existem”, explicou Catarina Santos Cunha, no final do percurso, que se concluiu na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

Elementos da equipa de vereação, assim como vários representantes do sector, entre os quais o presidente da Associação de Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins, passearam por locais como a Praça da Batalha e o Miradouro das Fontainhas. Apreciando não só o património e a paisagem, mas também a vida quotidiana das pessoas que fazem o Porto.

“É nossa vontade descentralizar o turismo do Centro Histórico e mostrar outras rotas”, reconheceu Catarina Santos Cunha, constatando que os passeios turísticos pedestres contêm por vezes “algumas narrativas sobre a nossa cidade com alguns erros“, concluiu.
