logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Selo "Confiança Porto" passa a certificar os passeios turísticos pedestres

Redação

A Câmara do Porto alargou o âmbito do programa municipal de reconhecimento "Confiança Porto", inicialmente destinado ao alojamento turístico, e que passa a abranger os passeios turísticos pedestres. O objetivo é contribuir para que quem visita a cidade veja "mais Porto."

Fotografia: Filipa Brito/CM Porto

O desafio foi lançado pela vereadora do Turismo e da Internacionalização, Catarina Santos Cunha, para um instrumento vai passar a reconhecer os passeios turísticos pedestres e pretende impulsionar a certificação das designadas "free walking tours", através de um conjunto de formações gratuitas asseguradas pelo Município.

O ponto de encontro para a partida foi o Mercado do Bolhão, onde "como no resto da cidade, queremos que haja um equilíbrio entre os residentes e os turistas. Não queremos que o Bolhão vire um parque de diversões, mas sim algo que é útil a todos – à cidade, aos negócios que lá existem", explicou Catarina Santos Cunha, no final do percurso, que se concluiu na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

Fotografia: Filipa Brito/CM Porto

Elementos da equipa de vereação, assim como vários representantes do sector, entre os quais o presidente da Associação de Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins, passearam por locais como a Praça da Batalha e o Miradouro das Fontainhas. Apreciando não só o património e a paisagem, mas também a vida quotidiana das pessoas que fazem o Porto.

Fotografia: Filipa Brito/CM Porto

"É nossa vontade descentralizar o turismo do Centro Histórico e mostrar outras rotas", reconheceu Catarina Santos Cunha, constatando que os passeios turísticos pedestres contêm por vezes "algumas narrativas sobre a nossa cidade com alguns erros", concluiu.

Fotografia: Filipa Brito/CM Porto