portugalespanha 12 2023
Publicidade

A seleção portuguesa feminina de hóquei em patins, orientada pelo marcoense Hélder Antunes, perdeu para a anfitriã Espanha a final do Campeonato da Europa da categoria, ao ser derrotada, por 4-0, em Olot, no sábado, 9 de dezembro. 

Depois de ter sido goleada pela mesma rival, por 5-1, na fase de grupos, a equipa das quinas voltou a ser impotente frente à seleção espanhola, que averbou o sétimo título consecutivo, o oitavo no seu historial.

Ao intervalo, Portugal já perdia por 2-0, com golos de Aina Florenza e Marta Piquero. Na segunda metade, Piquero, na transformação de uma grande penalidade, ampliou para 3-0, enquanto Anna Casarramona fechou a contagem, a um minuto do final.

No final da partida, Hélder Antunes começou por “dar os parabéns à Espanha pela conquista do Europeu” e garantiu que, apesar da derrota, ficou satisfeito “com o desempenho da equipa e das atletas. Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance. Não entramos de forma brilhante na primeira jornada, fomos crescendo ao longo da prova e fomos corrigindo erros. Chegamos à final, mas não fizemos o suficiente para ganhar. Estou feliz pelo desempenho da equipa e das atletas. O facto de termos ficado em segundo lugar e de não termos conquistado o Europeu só tem um responsável, que sou eu, Hélder Antunes”, referiu o técnico, natural de Marco de Canaveses.

A Espanha lidera o historial da competição, com oito títulos, os últimos sete consecutivos, incluindo seis triunfos contra Portugal, que soma três êxitos, em 1997, 1999 e 2001.