Seis distritos de Portugal vão estar a partir desta terça-feira, dia 22 de março, sob aviso amarelo devido à chuva, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A partir das 21h00 desta terça-feira e até às 03h00 de quarta-feira, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria e Coimbra vão estar em aviso amarelo. O IPMA colocou também sob aviso amarelo, a partir de quarta-feira, mais quatro distritos: Évora, Beja, Setúbal e Faro, entre as 03h00 e as 12h00, “devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada”.

Segundo as previsões está previsto para esta terça-feira, no continente, “céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, aumentando de frequência e intensidade a partir do meio da tarde, em especial no litoral oeste onde poderá ser temporariamente forte”.

O IPMA emitiu ainda um aviso amarelo para os distritos de Castelo Branco e Guarda entre as 06h00 e as 18h00 de quarta-feira devido à queda de neve acima dos 1700/1800 metros. A previsão aponta também para a possibilidade de queda de neve “nos pontos mais altos da Serra da Estrela e ocorrência de trovoada a partir da tarde”.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica “representa risco para determinadas atividades”.