Seja com uma lareira ou recuperador de calor, são várias as formas que podem ser usadas para aquecer a casa nos dias em que o frio aperta.
Se por um lado, é agradável estar num espaço com um ambiente mais quente e acolhedor, por outro fazer a limpeza e remover as cinzas já não é do agrado de todos.
No entanto, é possível ‘juntar o útil ao agradável’ e apelar à sustentabilidade no momento da limpeza.
Por isso, não deite fora as cinzas da lareira. Saiba como as pode reutilizar em casa:
- Use as cinzas de madeira como adubo natural: As cinzas de madeira são compostas por potássio, cálcio, fosforo e magnésio, entre outros nutrientes, tornando-as perfeitas para assegurar a nutrição do seu jardim;
- Neutralizar maus odores e controlar a humidade: A cinza alcalina, o que significa que tem a capacidade de absorver a humidade e neutralizar os maus odores;
- Remover manchas de óleo: Dadas as propriedades dessecantes das cinzas, estas podem ser utilizadas na limpeza de derrames de óleo em diversas superfícies, como o asfalto, o cimento ou a pedra.
- Polir metais: Se misturar a cinza com um pouco de água, obterá uma pasta que pode ser usada para polir metais, tais como talheres de prata e outros objetos de metal que tenham perdido o brilho.
- Repelente de lesmas e caracóis: Espalhe as cinzas em volta das plantas de modo a criar uma “muralha” à prova dessas pragas.
- Derreter gelo: As cinzas também são bastante eficazes para derreter o gelo nos passeios e nas estradas.