Foi em Chelva, província de Valência, nos dias 19 e 20 de fevereiro, que o Penafiel Bike Club deu início à primeira prova da época de BTT/XCO, de 2022, “ao lado das melhores equipas e atletas do mundo da modalidade”.

Na prova, pontuável para o ranking mundial da modalidade, participaram cerca de 700 atletas, de 33 nacionalidades, sendo que do Penafiel Bike Club foram seis os atletas a representar os escalões de competição dos 14 aos 18 anos e do escalão de Júnior sub19.

Na categoria Júnior sub19 e com 90 participantes na linha de partida, Tomás Gaspar ficou em 12.º lugar, a 4m:06s do vencedor, o Norueguês Martin Farstadvoll. Na outra categoria, cadetes femininas, Bruna Moreira esteve às portas do pódio com um quarto lugar.

Em comunicado, o clube indica que “foram 18 horas de viagem e cerca de 1900 km percorridos, regressamos todos a casa com a certeza que experiências como esta são  importantes para o crescimento desportivo deste jovens atletas. Este é o “trilho” a percorrer no futuro para continuar a crescer”, acrescentando que “é um orgulho poder levar o nome de Penafiel, parceiros e empresas locais, fora de Portugal“.

Em 2022 Portugal irá receber os campeonatos europeus de BTT/XCO (Junior/Sub23) e o Penafiel Bike Club pretende ter um atleta presente ao serviço da Seleção Nacional de BTT