logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Segundo período letivo arranca com greves de professores "por tempo indeterminado"

Redação

O segundo período do ano letivo arranca esta terça-feira, 3 de janeiro, com a realização de greves de professores, que se prolongam durante o mês de janeiro.

Três sindicatos, Sindicato de Todos os Professores (STOP), Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e Sindicato Independente dos Professores e Educadores (SIPE), deram início à greve que, no primeiro caso, será "por tempo indeterminado".

O Sindicato de Todos os Professores (STOP) volta a estar novamente em greve. O sindicato entregou pré-avisos de greve até ao final do mês de janeiro, que alargou também aos trabalhadores não docentes, a partir do dia 4 de janeiro. No próximo sábado, 7 de janeiro, estão marcados protestos nas capitais de distrito, pelas 17h00.

O Sindicato Independente dos Professores e Educadores (SIPE) convocou uma greve parcial, reclamando também contra algumas propostas de alteração ao regime de recrutamento.

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof), também retomou as greves, que tinham sido iniciadas em 24 de outubro. Para esta terça-feira está também agendada uma concentração em frente ao ministério da educação, para a entrega de um abaixo-assinado, subscrito por cerca de 43 mil professores, contra a possibilidade de diretores ou entidades locais contratarem docentes.

O principal motivo de contestação dos professores deve-se à revisão do regime de recrutamento, que começou a ser negociado em setembro entre o ministério da educação e as organizações sindicais.

Entretanto, além das greves, os sindicatos têm previstas outras manifestações. No dia 14 de janeiro, pelas 14h00, o STOP irá realizar uma marcha pela Escola Pública em Lisboa, do Marquês do Pombal até ao Terreiro do Paço, que irá juntar todos os profissionais da educação.

Já a Fenprof vai promover um acampamento junto ao ministério da educação, entre os dias 10 e 13. Em articulação com outros sete sindicatos, a Fenprof convocou também uma greve por distritos, durante 18 dias entre 16 de janeiro e 08 de fevereiro. No dia 11 de fevereiro, realiza-se uma manifestação nacional organizada pelas oito organizações.