foto 1 sandra pedrogam rui marques vasco estrela sergio santos vitor moura 1 scaled
Publicidade

O Cineteatro Municipal de Mação foi palco da apresentação da segunda jornada do Campeonato Portugal Trial 4×4, naquela que é mais uma organização do Clube Trilhos do Norte, do MAC TT e da Câmara Municipal de Mação.

De acordo com a informação disponibilizada pela organização, a edição de 2023 contará com “algumas boas novidades. Para além da vertente desportiva e competitiva, o evento terá como pilares basilares as áreas social e ambiental, tornando este, um ‘eco evento’ de Trial4x4″.

A componente social, numa parceria com o Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA) unidade de Mação, terá como finalidade “envolver os utentes da instituição na organização, tornando-a, desta forma, acessível a todos. E aquilo que se perspetiva é que seja possível a realização de um co-driver com os utentes do CRIA, juntamente com as equipas aderentes à iniciativa nas suas viaturas de competição. Desta forma, pretende-se contribuir para a sociedade mais inclusiva particularmente na área da deficiência”. No desenrolar do evento, o Clube MAC TT irá criar um local reservado para que estas pessoas com mobilidade reduzida possam assistir à prova.

Dando continuidade ao protocolo celebrado com a VALNOR, serão realizadas várias ações ambientais no decorrer da prova. “Desde a colocação de várias ilhas e contendores de recolha seletiva, para deposição de resíduos de embalagens provenientes do público e dos participantes, Serão disponibilizados copos de plástico reutilizáveis, revertendo o valor angariadora para a aquisição de arvores numa parceria com a FORESMAD – GESTÃO FLORESTAL, LDA, que irá oferecer outras tantas, para a reflorestação das florestas da região”.

foto 2 sandra pedrogam rui marques vasco estrela sergio santos vitor moura

No final, todo o material reciclado recolhido será comprado pela VALNOR, que irá entregar o valor monetário correspondente ao organizador do evento, neste caso ao MAC TT que por sua vez vai entregar esse valor ao CRIA, para aquisição de material didático aos utentes.

A segunda jornada do Campeonato Portugal Trial 4×4, decorre nos dias 15 e 16 abril, com a caravana a rumar até à província da Região da Beira Baixa na Vila de Mação. A pista será “mais longa e competitiva, como tem sido apanágio em anteriores edições. A parte da segurança para o publico também será reforçada, com a criação de novas zonas de publico e delimitação de uma nova zona de restauração coberta”, frisa a organização.

Relativamente ao acesso do público à prova, os bilhetes vão estar disponíveis em pré-venda, exclusivamente online, entre os dias 5 e 10 de abril. Podem também ser adquiridos no próprio dia do evento. A entrada é livre e gratuita para todas as pessoas com mobilidade reduzida e/ou portadoras de deficiência.

A Câmara Municipal de Mação associa-se a esta iniciativa desde a primeira edição. O presidente da autarquia, Vasco Estrela, deixou “uma palavra de agradecimento ao clube MAC TT por se ter lembrado destas duas parcerias com a VALNOR na parte ambiental e da CRIA na parte social, por este envolvimento na prova. O Campeonato Portugal Trial é um dos maiores eventos que o concelho de Mação tem, e no qual o município faz uma grande aposta. Mas só é possível realizar-se com o trabalho extraordinário do MACTT, que ao longo dos anos tem conseguido honrar a nossa terra com a excelência da sua organização. A câmara tem apoiado esta iniciativa como apoia muitas outras, mas tratando-se de um campeonato nacional há outras responsabilidades. Ao longo destes anos tem conseguido dar esse apoio necessário para a realização da prova assim como iremos fazer também este ano”, salientou.

A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Vasco Estrela, do presidente da Associação MAC TT, Rui Marques, do diretor da prova e vice-presidente, Sérgio Santos, e dos parceiros institucionais: Vitor Moura, presidente do CRIA (Centro de Recuperação e Integração de Abrantes) e Sandra Pedrogam, da VALNOR (Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, SA).