A cerimónia de entrega de prémios de Mérito Escolar e de Cidadania aos alunos de Baião vai decorrer na próxima sexta-feira, 27 de janeiro, pelas 21h00, no auditório municipal.

A Câmara Municipal de Baião vai atribuir prémios de Mérito Escolar e de Cidadania aos alunos dos três Agrupamentos de Escolas do Concelho – Vale de Ovil, Sudeste e Eiriz, numa cerimónia que contará com a presença do secretário de estado da Educação, António Leite. 

Os prémios a atribuir referem-se aos três últimos anos letivos, 2019/20, 2020/21 e 2021/2022, “uma vez que, por força das medidas adotadas face à pandemia, não foi possível realizar no final de cada ano letivo”, esclarece o município.

Serão atribuídos os prémios de Mérito Escolar aos melhores alunos de cada ano letivo, desde o 1.º ao 3.º ciclos de escolaridade e ainda aos melhores alunos do ensino secundário do ensino regular e profissional.

Os Prémios de Cidadania serão atribuídos aos alunos que demonstraram competências sociais relevantes, tais como: solidariedade, tolerância, bom relacionamento com a comunidade escolar, espírito de iniciativa e/ou colaborativa em prol da comunidade educativa e da sociedade em geral.

No entender de Anabela Cardoso, vereadora da Educação do município, a entrega dos prémios é uma forma de reconhecer “o esforço e empenho dos alunos nas atividades letivas e na aquisição de conhecimentos, bem como, no caso dos prémios de cidadania, o seu comportamento enquanto cidadãos, revelador de princípios fundamentais para o bom relacionamento com a comunidade, por forma a que os seus exemplos possam ser seguidos”, frisa.

Para além da importante distinção educativa que os prémios de Mérito Escolar e de Cidadania contemplam, a Câmara Municipal de Baião vai ainda atribuir prémios pecuniários que vão desde os 150 aos 350 euros.