secretario administracao e inovacao educativa pedro dantas cunha 2
Publicidade

O Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Pedro Dantas Cunha, deslocou-se até ao concelho de Celorico de Basto, no dia 23 de outubro, onde visitou a Escola Profissional Eng. Silva Nunes e reuniu com as entidades locais para discutir os problemas das infraestruturas educativas do concelho.

O presidente da Câmara Municipal, José Peixoto Lima, abordou, em conversa o secretário de estado, algumas questões pertinentes para a inovação da educação do concelho.

Em reunião com Pedro Dantas Cunha, o autarca abordou questões referentes às obras reivindicadas pelo Município, nomeadamente, a reabilitação do Pavilhão Gimnodesportivo das Escola Básica de Gandarela e o arranjo na envolvente da Escola Profissional Agrícola En. Silva Nunes.

secretario administracao e inovacao educativa pedro dantas cunha 1

Os dois projetos da autarquia foram vistos como uma proposta positiva por parte do secretário de estado que assegurou todos os presentes da reunião que o estado pretende apoiar estas duas iniciativas que vão melhorar as infraestruturas de educação de Celorico de Basto.

José Peixoto Lima demonstrou algum descontentamento com o estado atual das estruturas e equipamentos de ensino do concelho, desde logo salientando o seu desagrado por verificar que “a escola da Mota e a Escola de Gandarela  não constam do mapeamento do ministério da educação, para intervenções estruturais”.

O secretário de estado continuou a ouvir as intervenções do autarca que continuou a assegurar que “a autarquia está disponível para fazer tudo o que estiver ao seu alcance para manter os edifícios escolares em pleno funcionamento nas melhores condições”.

No entanto, a autarquia admite que apesar das suas intenções a “transferência de competência não nos dá a capacidade de o fazermos sozinhos, a verba que nos atribuiu é francamente deficitária e precisamos de mais e melhor apoio”. Acrescentando que em momentos anteriores “foram-nos transferidos equipamentos completamente degradados que exigem uma intervenção de milhares de euros, como é o caso do Gimnodesportivo da escola de Gandarela, intervenções que foram prometidas pelo Ministério da Educação ”.  

Reivindicação imediatamente atendida por Pedro Dantas Cunha, que se comprometeu a realizar a intervenção de reabilitação no referido gimnodesportivo. “Já estávamos a dever a Celorico de Basto um pavilhão em condições para que os alunos possam praticar desporto”, salientou.

secretario administracao e inovacao educativa pedro dantas cunha

Durante a reunião com o responsável da inovação educativa do país o presidente da câmara avançou que já foi possível avançar com o projeto referente à solução para a ” insegurança na estrada nacional 210 para os jovens da escola Profissional Agrícola En. Silva Nunes”.

Pedro Dantas Cunha terminou este encontro por explicar que acredita na descentralização, especialmente em temas como “as refeições, os transportes, a manutenção e de pequenas coisas penduradas no ministério da educação como a conectividade”

Concluindo as suas intervenções por afirmar que “não faz sentido  gerir um equipamento público a centenas de  quilómetros de distância, essa gestão passa para as entidades locais mas em condições devidas”, comprometendo-se mais uma vez com a reabilitação do gimnodesportivo de Gandarela.