baiao secretaria estado agro douro verde
Publicidade

A secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, visitou, este sábado, dia 11 de junho, a Feira Agro Douro Verde, que decorre até este domingo, no Mosteiro de Santo André de Ancede, em Baião, e destacou “a boa aplicação dos fundos comunitários” neste território.

whatsapp image 2022 06 11 at 14.19.51

Após uma reunião de trabalho com o presidente da câmara municipal, Paulo Pereira, e outras entidades do território, Isabel Ferreira destacou que “fica evidente a boa aplicação dos fundos comunitários e aqui a recuperar aquilo que é um património cultural enorme e de todos, mas que pode alavancar outros setores de atividade, desde logo o turismo, mas também os serviços”.

whatsapp image 2022 06 11 at 14.07.43

“Será, certamente, aqui um edifício que trará dinamismo ao território pela sua importância histórica, patrimonial, cultural, turística e isso é o que queremos também hoje dos nossos territórios do interior. Hoje, temos um interior que continua a ser agricultura e floresta, mas que hoje é também diversificação da base económica, são serviços e turismo, é comércio, são empresas de base tecnológica e isso é o caminho que tem de ser feito, sem dúvida”, comentou aos jornalistas.

whatsapp image 2022 06 11 at 14.19.14

A secretária de Estado sublinhou ainda que o município, em articulação com a comunidade intermunicipal, “tem estratégias bem definidas para aquilo que pretende desenvolver em parceria com todos os atores relevantes e isso é muito importante”. “Cada vez mais, a dimensão material e infraestrutural tem que ser acompanhada daquilo que chamamos o imaterial e que consiste neste trabalho em rede entre as autarquias, os produtores, as empresas e as entidades do sistema científico e tecnológico, que, como conhecem quer as oportunidades, quer as dificuldades do território, também são quem melhor definem as estratégias, o caminho que querem seguir, para depois encontrarmos todos juntos recursos humanos, materiais e financeiros para a implementação dessas estratégias”, acrescentou.

whatsapp image 2022 06 11 at 14.22.54

“Mais do que ser uma oportunidade de conhecer uma iniciativa nossa é também uma oportunidade de trocarmos algumas impressões sobre as questões que temos em cima da mesa e que temos de tratar todos os dias. Mas, para além daquilo que tem a ver com a relação direta do município com o governante, efetivamente, a possibilidade de os agentes de desenvolvimento local poderem, na primeira pessoa, falar com um membro do Governo, de quem está todos os dias no território e, tendo havido sempre esta abertura, é um momento ótimo porque, obviamente, só cada um no sítio onde está fazendo bem é que podemos expectar que os nossos territórios tenham um maior desenvolvimento, que as pessoas que cá vivem tenham uma melhor qualidade de vida possível”, afirmou Paulo Pereira. O autarca garantiu ainda estar “muito satisfeito e muito agradecido” à secretária de Estado, que tem “uma visão também muito pragmática das coisas”.

whatsapp image 2022 06 11 at 14.15.13

Entre os assuntos falados nesta reunião, o presidente da autarquia referiu “a criação, sob o chapéu também da CIM – Comunidade Intermunicipal, que identificou 26 projetos estratégicos e validados e aprovados por unanimidade pelos 11 presidentes de câmara, de, para aqui para o território, um centro de valorização e transferência de tecnologia para o setor agroalimentar”. “A sra. secretária de Estado também veio aqui dizer que é um projeto muito interessante, tem pernas para andar e abriu-nos aqui até outras possibilidades, outros horizontes que podem ajudar nesse propósito”, descreveu. Foi ainda relembrada “a necessidade de se reavaliar a questão das portagens nas autoestradas”.

whatsapp image 2022 06 11 at 14.06.09

Relativamente ao local que acolheu esta iniciativa, o Mosteiro de Santo André de Ancede, Paulo Pereira declarou que está previsto que, “dentro de um mês e meio, dois meses, possa estar concluído”. “Acho que vai ser uma obra que nos vai honrar e muito a todos, que vai elevar a nossa autoestima, o nosso orgulho e, depois de estar a obra feita, é pô-la em funcionamento, ao serviço do desenvolvimento dos nossos territórios, da qualidade de vida das nossas pessoas”, rematou.

whatsapp image 2022 06 11 at 14.06.45
whatsapp image 2022 06 11 at 14.05.28