Foi com chuva que o São Martinho, em Penafiel, arrancou esta sexta-feira, dia 10 de novembro. Mas a previsão é que até dia 20 haja frio e sol.
Pelo menos este é um dos desejos do presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, que aguarda por dias "agradáveis. A verdade é que o São Martinho com sol e com frio é aquele que nos marca mais e do qual guardamos as nossas melhores memória".
Uma das maiores romarias e pontos de encontro da região e Norte do país regressou e promete um certame "resistente, renovado e capaz de atrair visitantes de todo o país, sejam eles menos jovens ou mais jovens, tal como tem sido ao longo dos anos".
O presidente da Câmara Municipal de Penafiel referiu-se ao São Martinho como "o maior do mundo" pelo "tempo em que decorre, isto é, dez dias, quer pelo número de feirantes que reúne e também pela diversidade de produtos. É de facto um certame extraordinário".


Uma feira antiga, iniciada há alguns séculos, continua a ser motivo de "diversão. É seguramente uma das nossas principais marcas e referências, não é por acaso que o patrono da nossa cidade é o São Martinho e o nosso feriado municipal é também o Dia de São Martinho".
Um São Martinho que regressa numa praça renovada e praticamente concluída, a par do Ponto C. "Criamos ainda mais e melhores condições de acolhimento. Aquilo que nós queremos é que este espaço da praça seja um espaço de encontro e convívio para os penafidelenses e continue a acolher não só estas tendas da prova do vinho, mas também os outros stands das nossas associações. Tudo para enriquecer este espaço".


Embora o evento tradicional decorra, sobretudo, no exterior, existem também algumas tendas que acolhem os visitantes nos dias mais chuvosos e que proporcionam vinho novo e iguarias da região. "Temos quatro adegas cooperativas. A cada edição é maior o volume de vinho que as nossas adegas aqui vendem, é maior o número de canecas que são adquiridas pelos visitantes e, portanto, o que temos vindo a notar ao longo dos anos é um crescimento permanente do São Martinho".
Em relação à colocação das pipas de vinho nas tendas, o presidente acredita que irá "melhorar as condições para que os visitantes possam vir cumprir a tradição de provar o vinho".


Embora o São Martinho tenha iniciado com um dia de chuva, Antonino de Sousa está convicto de que "o São Martinho nunca falha connosco, ele dá-nos sempre um verão de São Martinho nem que seja mais pequeno e este ano também nos vai proporcionar dias agradáveis".


Conheça a programação do São Martinho
https://averdade.com/sao-martinho-regressa-a-penafiel-com-melhores-condicoes-de-acesso-e-de-estacionamento/