Após de uma época vitoriosa, o São Lourenço do Douro arrancou para a nova temporada no dia 1 de agosto, no Campo Coronel Moura Bessa. Depois de se ter sagrado campeã da Divisão de Honra, a equipa vai disputar a Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto. É a primeira vez que o São Lourenço está neste patamar de competição e o treinador Pedro Monteiro prevê “um campeonato muito competitivo e com equipas muito fortes”.
Serão 16 as equipas a disputar a Divisão de Elite, sendo que duas vão à fase de subida e duas descem para a Divisão de Honra. “Será, com certeza, um desafio de grande exigência para o clube”, frisa o técnico.
Os objetivos traçados para esta nova época são claros: “fazer com que o grupo seja competitivo e que entre em todos os jogos para lutar pelos três pontos”, revela Pedro Monteiro que aponta também para um campeonato “tranquilo” e para a luta pelos primeiros lugares da tabela. “Não haverá, como no ano passado, o objetivo de subir de divisão e sermos campeões distritais, mas existe a ambição de sermos competitivos e, em cada, jogo ter uma equipa que possa causar dificuldades ao adversário. Depois é jogo a jogo e vamos ajustando objetivos e propondo novas metas se assim for exigido”, acrescenta.
Convicta de que é “importante” ser competitiva e com “argumentos” para disputar o resultado, a equipa está “consciente” que será um ano “claramente mais exigente e difícil. Os jogadores estão concentrados e empenhados em melhorar os pontos que achamos que são fundamentais para que a equipa esteja preparada”.
O plantel, que ainda não está fechado, está a ser preparado de acordo com o objetivo do clube: “sermos competitivos. O principal propósito na transição da época passada para esta foi manter os jogadores que, para nós, eram imprescindíveis para continuar este projeto e encontrar mais soluções em algumas posições que achávamos que estavam com menos opções”.
Pedro Monteiro revela que, para a época 2022/2023, ainda poderão reforçar a equipa sénior “mais dois ou três jogadores”, mas como o mercado só encerra em fevereiro “até lá muita coisa pode acontecer”. O São Lourenço do Douro voltou ao trabalho com os 20 jogadores que renovaram com o clube e alguns novos reforços. Ivo Loureiro, Aníbal,Igor Reis, João Girolamy, Pedro Almeida, Cassiano, integram o lote dos reforços para a nova temporada.
Para Pedro Monteiro “foi gratificante ver, de uma forma gradual, os adeptos a acompanhar a equipa no final da época passada” e lança o repto para que “continuem a acreditar na equipa e apoiar-nos, porque foram muito importantes na época passada e queremos que continuem a ser nesta época”.
Por sua vez, António Pereira, presidente do clube, que espera “um desafio mais exigente e com mais responsabilidades”, pede aos jogadores que façam “um grande campeonato”, e aos adeptos que “apareçam em força, como é habitual, e que deem o apoio que deram na época passada. foi espetacular”.
Conheça o plantel da época 2022/23
A divulgação da equipa do São Lourenço do Douro conta com o apoio de Granidera e Renovauto.