luis lencastre
Publicidade

O cancro da mama é uma realidade conhecida da população portuguesa. Trata-se de um cancro que afectou em 2020 cerca de 7000 mulheres causando pelo menos 1800 mortes.

O sucesso para o tratamento desta patologia está associado ao diagnóstico precoce. O tratamento do cancro em fase inicial tem taxas de cura elevadas, diminuindo significativamente a mortalidade.

Para este diagnóstico inicial ser possível são importantes o exame físico e a mamografia de rastreio.

O exame mais importante no diagnóstico do cancro da mama é a mamografia. É um exame indolor e simples que fornece informações importantes para o diagnóstico. A mamografia pode ser pedida por qualquer médico.

Portugal goza do Programa de Rastreio do Cancro da Mama que proporciona o acesso fácil e atempado à mamografia para diagnóstico precoce. Este funciona em colaboração com os Cuidados de Saúde Primários do SNS e cobre, entre outras regiões, o Norte do país.

A cada 2 anos, a Unidade Móvel de Rastreio de Cancro da Mama desloca-se a diversos concelhos realizando mamografias de rastreio. As mulheres entre os 50 e os 69 anos sem sinais ou sintomas de cancro da mama são convocadas para realização gratuita do exame. Para tal têm de estar registadas com os dados atualizados no seu Centro de Saúde. Estas mamografias são analisadas na Liga Portuguesa Contra o Cancro por Médicos Radiologistas que, caso detetem alguma anomalia nos exames, convocam as mulheres para avaliação numa consulta de Oncologia Cirúrgica para estudo e tratamento.

No Marco de Canaveses a Unidade Móvel de Rastreio de Cancro da Mama tem agendada a sua presença no mês de junho. Até lá as mulheres alvo do rastreio serão convocadas e agendada a sua mamografia de rastreio.

A partir dos 40 anos de idade, embora seja de baixo risco, a mulher deve ser avaliada pelo seu médico realizando a avaliação necessária. Caso detete alguma alteração, pede os exames necessários e orienta para uma consulta de especialidade para tratamento.

O Hospital de Santa Isabel da Misericórdia do Marco de Canaveses tem no seu quadro clínico médicos treinados no diagnóstico e tratamento do cancro da mama, estando previsto nas obras de renovação da instituição disponibilizar acesso a exames de diagnóstico como mamografia de rastreio, permitindo melhor atendimento à População Marcoense e das áreas vizinhas.

Dr. Luís de Lencastre
Cirurgião Geral
Instituto Português de Oncologia do Porto
Hospital Santa Isabel do Marco de Canaveses