whatsapp image 2023 09 01 at 10.59.07
Publicidade

Para quem tem varizes, o verão é frequentemente um período de agravamento dos sintomas e de desconforto físico, mas também de incómodo relacionado com o prejuízo estético associado a este problema de saúde. Com frequência, embora muito variável de pessoa para pessoa, a sensação de cansaço e peso nas pernas, dor, edema (inchaço) e a maior evidência das veias (porque ficam mais dilatadas), ocorre no período mais quente do ano.

Por outro lado, este é também o período menos propenso à correção de base deste problema. Por conseguinte, são aqui expostas algumas formas práticas de minimizar os sintomas e desconforto associados a este problema:

-Aplicação de jatos de água fria nas pernas ao terminar o duche ou mesmo durante o dia se tal prática for acessível.

-Elevação das pernas acima do nível do peito durante pelo menos 10 ou 15 minutos (frequentemente as pessoas estão sentadas numa cadeira e colocam as pernas noutra, o que é bastante diferente e não tem qualquer benefício).

-Repouso num local fresco.

-Aplicação de cremes frescos venoativos (que melhoram a circulação e dão uma sensação de frescura e bem-estar). O seu médico poderá aconselhar os mais eficazes. Devem ser mantidos num local fresco (preferencialmente no frigorifico).

-Massajar nas pernas no sentido ascendente.

– Por vezes também é útil medicação oral (diosmina, hidrosmina, etc).

-O uso da meia elástica (muito inconveniente no verão, no entanto em pessoas com sintomas muito marcados ou fases avançadas deste problema, pode ser necessário).

O tratamento cirúrgico, embora possa ser efetuado em qualquer altura do ano, é mais inconveniente no período mais quente devido à necessidade de uso de meia elástica no pós-operatório. Além disso, cria algum constrangimento estético nesse período mesmo quando são usadas técnicas menos invasivas.

Relativamente à praia e ao sol, não há problema em obter um bom bronzeado (que até pode disfarçar alguns derrames), no entanto deve evitar ficar com as pernas demasiado quentes. A água fresca pelo contrário é uma vantagem. Por isso, se passar mais tempo dentro de água e depois antes de as pernas aquecerem ao sol, voltar outra vez a refrescar-se na água, poderá desfrutar da praia e bronzear sem prejuízo para a sua circulação venosa.

Após o verão, e para evitar problemas e constrangimentos no ano seguinte, deverá aproveitar para calmamente tratar o seu problema de varizes ou derrames preservando assim a saúde e a estética das suas pernas.

Fernando Ramos
Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular