santa saude pedro carneiro
Publicidade

O tremor essencial (TE) é o distúrbio do movimento mais frequente na população mundial e carateriza-se por um tremor de ação, bilateral, em grande parte simétrico, que afeta sobretudo os braços e a cabeça e que é visível e persistente.

Cerca de 10 vezes mais comum do que a Doença de Parkinson, geralmente começa na idade adulta e pode agravar progressivamente.

A evidência atual indica que o tremor essencial é uma doença neurodegenerativa, com compromisso predominantemente motor; no entanto, esta patologia pode afetar sistemas não-motores, como a cognição e o olfato. Habitualmente não ameaça a vida, a não ser que interfira diretamente na autonomia e no autocuidado.

A causa deste distúrbio é desconhecida mas, em mais de metade dos doentes, existe outro membro da família afetado. Embora o tremor seja mais comum em idosos, ele não faz parte do processo de envelhecimento natural.

O neurologista pode diagnosticar o TE com base na história familiar, no tipo de tremor e no exame neurológico. Este tremor piora com as emoções, com a fadiga e melhora consideravelmente com a ingestão de bebidas alcoólicas.

Não existe um teste de diagnóstico para o TE. Contudo, o médico por norma solicita análises ao sangue para excluir outras doenças que podem condicionar o tremor.

O TE é um quadro muito comum, mas confusões diagnósticas ainda são frequentes. O diagnóstico diferencial é feito principalmente com a doença de Parkinson. Doenças da tiroide, ansiedade e o uso de alguns medicamentos são outras causas comuns de tremor.

O TE não encurta a esperança média de vida. Pode aumentar com o passar do tempo, mas a progressão é geralmente lenta, ao longo de muitos anos. Só deve ser considerado realizar tratamento quando o tremor interfere com as atividades de vida diária ou é incómodo. Existe tratamento eficaz que reduz o tremor, mas não há cura.

O médico recomendará um plano de tratamento individualizado, incluindo certas mudanças de estilo de vida que podem ajudar a reduzir os tremores. Os doentes com tremor mais grave podem ser considerados para um procedimento cirúrgico.

O tremor essencial tem grande impacto na qualidade de vida dos doentes, muitos ficam infelizes e envergonhados. Como tal, o correto diagnóstico e tratamento precoce são fundamentais.

Pedro Carneiro
Assistente Hospitalar de Neurologia, no Serviço de Neurologia do Centro Hospital de Vila Nova de Gaia/Espinho.
Diferenciação em Doença Vascular Cerebral com competência em Neurossonologia.
Neurologista da Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canaveses.