opiniao 2
Publicidade

As veias hemorroidárias são 3 veias que existem no recto. As hemorróidas ocorrem quando estas veias ficam dilatadas, sendo uma situação muito frequente na nossa população. Na maioria dos casos os indivíduos não têm queixas. Contudo, mais de metade dos doentes com hemorróidas apresenta sintomas que necessitam de tratamento.

O desenvolvimento das hemorróidas está associado com a idade, diarreia, gravidez, obstipação ou cancros do recto. Os sintomas mais frequentes são a hemorragia, dor anal e tumefação.

A hemorragia é geralmente pequena. O doente apercebe-se de hemorragia de sangue vermelho vivo nas fezes, que é muito evidente. Em casos graves, a hemorragia prolongada pode levar a anemia grave.

A dor anal é de elevada intensidade e associa-se a trombose hemorroidária na qual uma hemorróida fica dolorosa e tumefacta. Esta condição motiva o recurso ao serviço de urgência e o tratamento urgente proporciona alívio eficaz imediato.

Outras queixas frequentes são prurido, perda de fezes, escorrência de muco ou sensação de humidade perianal.

O tratamento inicial faz-se com medidas gerais. Estas consistem na alteração da dieta com aumento da ingestão de fibras e hidratação, com cerca de 2 litros de água por dia. O uso de laxantes pode ser utilizado caso a dieta não surta efeitos. Contrariamente ao que se pensa, a alimentação picante não altera o tratamento.

Caso o tratamento inicial não funcione passa-se para o tratamento médico. Este inicia-se com cremes analgésicos e anti-inflamatórios para alívio sintomático, assim como medicação analgésica, prescritos pelo médico. Quando estas medidas falham avança-se para tratamento cirúrgico.

Antes de iniciar o tratamento cirúrgico o doente deve ser estudado, nomeadamente com uma colonoscopia, para excluir qualquer neoplasia do cólon. Alguns tratamentos são simples como a laqueação com banda elástica, escleroterapia ou coagulação. Nos casos mais avançados procede-se a cirurgias que consistem na remoção dos pedículos problemáticos.

É importante realizar a avaliação médica do doente com esta patologia, uma vez que resulta num tratamento eficaz proporcionando excelente qualidade de vida.

Dr. Luís de Lencastre
Especialidade – Cirurgião Geral
Locais de trabalho:
– Hospital Santa Isabel
– IPO do Porto
– Hospital dos Lusíadas no Porto