santa saude luisa sa pereira
Publicidade

Os dentes decíduos ou temporários, iniciam a sua erupção na cavidade oral por volta dos 6-8 meses de idade. A dentição decídua completa é composta por 20 dentes que estarão presentes até aos 2,5-3 anos de idade.

Esses dentes são popularmente conhecidos como dentes de leite, por a sua coloração ser mais branca, opaca e leitosa.

Por volta dos 5-7 anos de idade, os dentes decíduos iniciam um processo de esfoliação, dando lugar aos dentes permanentes.

O processo de erupção dos dentes não é assintomático e muitas vezes incomoda o bebé. Os sintomas mais comuns são: gengivas avermelhadas, dor, aumento da salivação, necessidade de a criança levar as mãos à boca com desejo de morder e pressionar as gengivas.

No entanto, apesar dos dentes decíduos esfoliarem, eles são muito importantes durante a sua existência. Servem para mastigar e iniciar a digestão na etapa de vida de maior crescimento e desenvolvimento corporal; permitem que as estruturas craniofaciais tenham o seu crescimento biológico programado; são importantes para aprender a pronunciar e falar corretamente, para que a criança desenvolva corretamente a autoestima e socialização e são fundamentais para manterem espaço para a futura erupção dos dentes permanentes.

Desta forma, os cuidados de saúde oral infantil devem ser encarados como base para uma educação preventiva que proporcione as condições para um ótimo crescimento, desenvolvimento e funcionamento.

O cuidado começa ainda durante a gravidez. É importante a consulta da grávida para prevenção e tratamento de algumas situações orais que possam comprometer a saúde da mãe e/ou bebé.

Depois, a criança deverá ter a sua primeira consulta até ao primeiro ano de idade. Estas visitas servem para a observação do estado de saúde oral da criança e informar os pais sobre atitudes preventivas, detetar hábitos nocivos, como a utilização inadequada de chupeta e/ou biberão e estabelecer um programa adequado ao risco do bebé.

A higiene oral deverá iniciar-se mesmo antes da erupção dentária. Devem-se limpar as gengivas do bebé com uma gaze humedecida com água. Após a erupção dentária, a higiene deverá ser feita com escova e pasta fluoretada.

Os dentes decíduos são uma grande oportunidade de aprendizagem sobre bons hábitos de higiene oral. As crianças terão os benefícios dessa atitude pela vida fora!

Luísa Sá Pereira
Médica Dentista na Consulta Externa da SCMMC