Saldo muito positivo para as equipas do concelho de Marco de Canaveses na 1ª eliminatória da Taça da AF Porto, que se realizou no domingo, 17 de setembro. Várzea Douro, GD Livração, FC Vila Boa Quires, FC Vila Boa Bispo, FC Paços Gaiolo e AR Tuías carimbaram o passaporte para a próxima fase. Apenas o Soalhães ficou pelo caminho.
No Estádio da Raposeira, o Várzea do Douro bateu o Castelões, por 3-2, mas contou com uma forte réplica da equipa penafidelense. Os comandados de Gonçalo Barbosa estiveram por duas vezes em vantagem, com golos de Bruno Duarte e de Mário Alves, por duas vezes consentiram a igualdade e só lograram o triunfo, perto do final, com um tento de Tiago Pessoa.
O GD Livração foi a Boelhe vencer também por 3-2. A formação orientada por Henrique Ferreira esteve a ganhar por 2-0, com golos de Rui Diogo, de grande penalidade, e de Diogo Luís, permitiu a igualdade e só selou o triunfo nos descontos, com outro tento de Diogo Luís.
Em Matosinhos, o Vila Boa de Quires bateu o Senhora da Hora, por 2-0. Miguel Rodrigues bisou e tornou-se na figura do desafio.
O FC Vila Boa do Bispo, dentro de portas, não sentiu dificuldades para eliminar o Melres (3-0). Os golos vilaboenses tiveram a assinatura de Ezequiel, Pisco e Miranda.
O FC Paços de Gaiolo recebeu e ganhou ao Lodares, por 3-2. Becas, Vasco Ferreira e Carlitos apontaram os golos do conjunto azul e branco.
O Tuías foi a Ancede vencer, por 1-0. O golo solitário do desafio foi da autoria de Paulo Alexandre.
O Soalhães foi a única equipa do concelho de Marco de Canaveses a ficar pelo caminho nesta eliminatória. A formação, agora orientada por Luís Cerqueira, perdeu na receção ao Custóias, por 1-0.