portugal
Publicidade

Portugal é candidato ao Mundial do Qatar? Saiba qual a probabilidade de Portugal ganhar o Campeonato do Mundo 2022 e quem são os maiores candidatos.

Descubra qual a probabilidade de Portugal ganhar o Campeonato do Mundo 2022

Liderada por Cristiano Ronaldo e recheada de talento, a nossa seleção tem sido apontada como candidata ao Mundial do Qatar. Mas é real a probabilidade de Portugal ganhar o Campeonato do Mundo 2022? Descubra aqui

Olhar para a seleção nacional é ver um grupo de estrelas das maiores equipas da Europa, numa mistura entre experiência e novos talentos capaz de formar um coletivo muito forte. No entanto, muitos analistas não colocam o nosso país no lote de favoritos. Será que ainda não é desta que a Copa do Mundo vem para Portugal?  Se quer saber como o fazer, leia mais sobre código promocional betclic aqui. Até porque há motivos para, apesar das dúvidas dos especialistas, acreditar na probabilidade de Portugal ganhar o Campeonato do Mundo 2022.

O Brasil, Inglaterra, Argentina, França, Espanha e Alemanha são considerados os maiores candidatos a vencer a prova. No entanto, estas seleções têm debilidades que aumentam a oportunidade de trazer para o nosso país a maior competição mundial de futebol. Veja quais os motivos para acreditar.

Talento em todos os sectores é o principal ponto-forte

Na baliza, Rui Patrício e Diogo Costa garantem segurança, enquanto Ruben Dias e Pepe continuam a ser uma poderosa dupla de centrais. Além disso, nas laterais Portugal tem das melhores opções do mundo, com João Cancelo e Nuno Mendes a mostrarem um fulgor atacante que dá velocidade e largura ao jogo. E existem ainda Diogo Dalot, Nelson Semedo, Raphael Guerreiro e Danilo como alternativas de qualidade.

No meio campo destaca-se a combinação entre talento e experiência. Bernardo Silva e Bruno Fernandes são destaques, e contam com Rúben Neves e William Carvalho para proteger as suas costas. E ainda há que considerar Renato Sanches, Matheus Nunes, Vitinha e João Mário como opções nesta intermediária fortíssima.

A frente de ataque também tem várias opções para Fernando Santos escolher. Cristiano Ronaldo é fulcral, e o melhor jogador português de sempre conta com o apoio de André Silva e João Félix para causar terror nas defesas contrárias. Além disso, novos talentos a despontar como Gonçalo Ramos e Francisco Trincão podem ser surpresas para aumentar a probabilidade de Portugal ganhar o Campeonato do Mundo 2022.

Estilo de jogo defensivo é prejudicial

Apesar da vitória no Europeu em 2016, o futebol pouco atacante da seleção portuguesa tem sido muito criticado. Essa forma de jogar, que reduz as oportunidades para fazer golos, pode indiciar medo dos adversários ou pouca ambição. E, para vencer o Mundial, a ambição e vontade de dominar o jogo são essenciais.

Além disso, falta um ponta de lança que seja garantia de golos no ataque português. Apesar do faro de baliza de Ronaldo, a outra principal opção atacante na equipa tem sido Diogo Jota, que vai estar ausente. Por isso, a reduzida capacidade goleadora de Portugal é um handicap.

Portugal é candidato ao Mundial 2022?

Colocada num grupo com o Uruguai, que não tem o mesmo fulgor da equipa que derrotou Portugal em 2018, a Coreia do Sul e o Gana, o mínimo exigido à nossa seleção é passar a fase de grupos. Depois tudo será uma incógnita, que depende muito do alinhamento de jogos, das lesões e castigos. E, neste Mundial do Qatar, também da adaptação e capacidade de recuperação dos jogadores no tórrido clima do médio-oriente.

Olhando apenas para a provável convocatória, é seguro dizer que a probabilidade de Portugal ganhar o Campeonato do Mundo 2022 é elevada. E este será, provavelmente, o último Mundial de Cristiano Ronaldo em grande forma, e isso dá ainda uma motivação extra à equipa das quinas para trazer pela primeira vez para casa o título de Campeão do Mundo. Mas para vencer será preciso, como em 2016, ter aquela estrelinha que acompanha os campeões.