D/R

Face à atual situação vivida na Ucrânia, são várias as pessoas que se têm unido para ajudar o país como é possível. Pelo país são vários os pontos de recolha de donativos a entregar. Em Marco de Canaveses, há vários espaços e associações que se juntaram para ajudar o país neste momento mais difícil.

A Nova Oficina, A Tasca da Joana, o Fitness Palace, a GabiLena e o Alojamento Local Sagrada Família Country House disponibilizaram-se como pontos de entregas destes donativos, sendo que a Nova Oficina vai disponibilizar uma carrinha de transporte para ir entregar os donativos ao Seminário Redentorista de Cristo Rei em Vila Nova de Gaia.

A Farmácia do Marco e a Farmácia Abílio Miranda são também postos de recolha para a entrega destes donativos, sendo que serão entregues no mesmo local.

“A prioridade é fazê-los chegar à Ucrânia ou aos países que fazem fronteira para onde estão a deslocar-se para fugir da guerra. Parte o primeiro camião na terça-feira mas haverão mais”, refere uma publicação nas redes sociais.

Pode saber mais informações aqui.

Também o Grupo 237 – Tabuado/ Marco de Canaveses, da Associação dos Escoteiros de Portugal, se juntou ao movimento solidário internacional de apoio à Ucrânia e está a angariar produtos básicos de sobrevivência para enviar em ajuda humanitária ao povo daquele país. A Junta de Freguesia de Constance, a Junta de Freguesia de Tabuado e a Freguesia de Vila Boa do Bispo colaboram nesta ação, bem como a Junta de Freguesia de Sobretâmega.

O horário para entregar os bens é: horário de expediente das juntas de freguesia; sede do Grupo 237 das 10h00 às 18h00 aos sábados. Pode saber mais informações em: [email protected]; 911 165 565 ou 918 067 268.

A AD Marco 09 lançou também uma campanha solidária para angariar donativos para a Ucrânia. “Porque somos mais do que um clube e a solidariedade é um dos valores que pretendemos incutir nos nossos atletas, o Marco 09 promove uma campanha de angariação de bens a favor do povo ucraniano”, é lido em comunicado.

A associação apela a que sejam doados produtos de higiene – sabonetes, champôs, escovas e pastas de dentes, desodorizantes, pensos higiénicos, toalhitas, fraldas (crianças e idosos) entre outros; bem como materiais para primeiros socorros – ligaduras e compressas, pensos rápidos, algodão, tesouras, luvas esterilizadas, água oxigenada, soro fisiológico, entre outros.

Os produtos devem ser entregues na secretaria do Marco 09.

A JSD, a JS, a JP e o BE uniram-se às associações jovens marcoenses, ao comércio local e ao povo marcoense em geral e, no próximo sábado, dia 5 de março, às 18h30, no Largo Sacadura Cabral (em frente à Câmara Municipal), vão realizar uma Vigília pelos Direitos Humanos e pela Paz na Ucrânia, juntamente com uma recolha de bens essenciais, que serão entregues no início da próxima semana no Seminário Redentoristas Cristo Rei, em Vila Nova de Gaia.

Notícia em atualização.