Nos dias de chuva e frio, característico do Inverno, é comum a condensação surgir no interior dos automóveis e fazer com que os vidros do carro fiquem embaciados.

No sentido de promover uma condução mais segura e resolver de forma rápida o problema dos vidros embaciados há algumas soluções.

Antes de mais, os vidros ficam embaciados porque existe um choque térmico entre a temperatura do exterior e interior, isto é, a ocorrência de condensação ocorre, sobretudo, quando o ar no interior do carro é mais quente do que no exterior.

Quando a humidade entra em contacto com o vidro frio, a condensação é superior, para além de ser influenciado pela respiração das pessoas, cabelo, roupa e itens molhados.

Assim, pode começar por ter em atenção a limpeza regular dos vidros, pelo menos uma vez por semana. Devido à acumulação de sujidade nos vidros provocado por pós e óleos aumenta a acumulação de humidade e, consequentemente, o embaciamento dos vidros.

Poderá também aplicar cera automóvel de duas em duas semanas. Basta colocar uma camada fina de cera no interior e exterior dos vidros e usar um pano para tirar os excessos.

Se quiser optar por uma dica caseira, poderá utilizar a batata crua. Parta ao meio uma batata e esfregue com o interior no vidro e, depois, passe um pano umedecido. Os vidros não ficam sujos e a batata, devido ao amido, cria uma película no vidro que repele a humidade. O mesmo efeito pode ser criado com uma barra de sabão.

Outra opção bastante utilizada quando os vidros já se encontram embaciados é ligar a ventilação do carro, direcionando a saída do ar para o para-brisas.