A máquina de lavar loiça é um utensílio frequente na vida das famílas, permite realizar as tarefas domésticas de forma mais rápida e, se for bem utilizada, ainda é possível poupar água. No entanto, o uso dela pode resultar num grande valor na conta da luz no final do mês, se não for utilizada de forma correta, por isso, é necessário saber o que pode fazer para reduzir a fatura.
O modo como carrega a máquina
O modo como carregamos a máquina tem grandes impactos na eficiência, isto é, o "carregamento inadequado da máquina de lavar louça pode impedir uma limpeza eficaz, levando à necessidade de realizarmos outra lavagem ou estarmos a lavar a louça à mão", referem especialistas.
Assim, é necessário ter esse cuidado porque as máquinas têm um "braço de pulverização" de onde sai água. No caso de a máquina de lavar louça ser sobrecarregada será mais difícil que a água e o detergente cheguem a todos os pratos, copos e talheres.
Optar pelo Modo Eco
O melhor modo e mais económico para lavar a louça é utilizar o Modo Eco. Este modo utiliza temperaturas mais baixas, mas que não sacrificam a limpeza. O único se não é levar um pouco mais de tempo a lavar a loiça.
Encha bem a máquina
Lava apenas quando tiver a carga completa para poupar energia e água. Tente não lavar quando a máquina de lavar loiça tem apenas carga parcial. Aproveite ao máximo o espaço livre.
Cuide e repare a sua máquina
Não se esqueça de limpar o filtro da sua máquina para a manter eficiente, para isso basta retirar o filtro e enxaguá-lo com água morna e sabão. Falta de limpeza pode levar "a acumulação de calcário e outras coisas semelhantes".
Outra dica que pode utilizar é colocar algum bicarbonato de sódio e uma chávena de vinagre branco no fundo da máquina de lavar loiça antes de mete-la no ciclo mais quente.